Foto: TV Integração
No último domingo (17), uma detenta de 23 anos deu à luz um bebê dentro da Penitenciária José Edson Cavalieri, em Juiz de Fora. O parto, realizado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ocorreu com sucesso nas dependências da unidade prisional.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirmou que tanto a mãe quanto o recém-nascido estão em bom estado de saúde. Após o parto, ambos foram encaminhados a um hospital público para avaliações adicionais e serão transferidos para uma unidade de custódia específica para gestantes e puérperas, localizada na cidade de Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo a Sejusp, a detenta estava no oitavo mês de gravidez quando entrou em trabalho de parto no domingo. Os primeiros procedimentos foram realizados pela equipe de saúde da unidade prisional, e em seguida, a equipe do Samu foi acionada para realizar o parto.
A detenta foi admitida na Penitenciária José Edson Cavalieri em 22 de novembro, com aproximadamente 35 semanas de gravidez, e já tinha a transferência agendada para o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano.
O Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade é uma unidade prisional dedicada exclusivamente a mulheres grávidas e mães com filhos de até um ano de idade. O local oferece uma rotina diferenciada voltada para atividades que consideram o bem-estar da criança.
Após um ano, a detenta retorna à unidade prisional de origem, e a Justiça decide sobre a guarda provisória da criança, aguardando a definição da situação processual da presa.