Foto: PJF
Nesta sexta-feira (15), a fiscalização da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) determinou a paralisação e a interrupção da jornada de trabalhadores de um empreendimento com alvará suspenso, no bairro Marilândia, Zona Oeste de Juiz de Fora. As obras haviam sido autorizadas em julho deste ano, com o projeto analisado e aprovado nos vários setores da Prefeitura. No entanto, desde o início do período de chuvas, está causando prejuízos às ruas adjacentes.
No final de outubro, a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) suspendeu o alvará da obra, excetuando medidas técnicas emergenciais que contivessem o carregamento de terra e lama, desde que apresentado projeto com responsável técnico.
Além da sujeira nas vias, em diligência, a fiscalização constatou que as obras prosseguiram e que a lama e detritos foram direcionados diretamente na rede de captação de águas pluviais, causando obstrução e rompimento da rede nas vias públicas e o retorno de água suja com sedimentos para dentro da casa dos moradores.
O descumprimento da suspensão do alvará gerou multa de cerca de R$60 mil, sendo que o empreendimento está agora totalmente embargado, podendo ter o valor da penalidade ampliado diariamente, caso insista. Atendendo a novas denúncias, nesta sexta-feira, a fiscalização esteve no local e orientou trabalhadores e demais presentes a saírem, sob penas maiores, ou mesmo ação policial. Também estão sendo apurados todos os danos para que a prefeitura cobre pelos serviços de recuperação.
“A Prefeitura não vai tolerar esse tipo de ação irresponsável que causa perdas materiais aos moradores, destrói o serviço público e, ainda, pode colocar a vida das pessoas em risco”, destacou Aline Junqueira, secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas.
Para denunciar irregularidades em obras e empreendimentos, entre em contato pelo canal de denúncias do whatsapp: (32) 3690-7984.