Três açougues são interditados por falta de higiene em Juiz de Fora

Uma ação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Vigilância Sanitária resultou na interdição de três açougues em Juiz de Fora devido a inadequações nas condições higiênico-sanitárias. A operação, que teve início em meados de novembro, já fiscalizou quatro estabelecimentos, sendo que apenas um atendeu aos padrões exigidos para o armazenamento e manuseio de produtos durante a venda.

O titular da 13ª Promotoria de Defesa do Consumidor de Juiz de Fora, Juvenal Martins Folly, informou que a fiscalização abrangerá todos os açougues da cidade ao longo do próximo ano. “Começamos pelos estabelecimentos da região central. Na quarta-feira (6), interditamos um e hoje (quinta-feira, 7) interditamos outro. Esse tipo de fiscalização é um pouco mais demorada, geralmente demora um dia inteiro.”

Além das questões higiênico-sanitárias, a operação também abordou a precificação e origem dos produtos. O promotor Folly destacou que, nos estabelecimentos interditados, a falta de higiene foi o principal problema, embora irregularidades em outros aspectos também tenham sido identificadas.

Os açougues interditados terão que se adequar às normas estabelecidas para poderem receber novamente a visita dos fiscais. Após a aprovação, poderão retomar suas atividades. A fiscalização visa garantir a segurança alimentar e a conformidade com as normativas vigentes.