Laboratório do HPS de Juiz de Fora tem certificação de “Excelência” em avaliação nacional

O Laboratório do Hospital de Pronto Socorro “Dr. Mozart Geraldo Teixeira” (HPS) recebeu selo de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), vinculado à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), referente ao ano de 2023. O laboratório do HPS, pelo sexto ano consecutivo, obtém a “excelência”, conforme a avaliação nacional.

Prestando serviço com eficiência aos usuários SUS, os laboratórios auxiliam em um diagnóstico mais preciso. Com equipamentos de alta qualidade, os diagnósticos são mais de 90% assertivos.

Conforme a farmacêutica bioquímica e coordenadora do Laboratório do HPS, Joelma de Souza Coimbra Ishii, “pelo sétimo ano, sendo o sexto ano consecutivo, o Laboratório de Análises Clínicas do HPS recebe a certificação do PNCQ, sendo classificado como Excelente. O resultado dessa avaliação nos deixa muito felizes, pois demonstra que os exames realizados pelo laboratório são de qualidade, com resultados confiáveis. Destacamos o apoio recebido por parte da administração e o trabalho de toda a equipe do nosso laboratório ”.

O laboratório do HPS  realiza atendimento dos pacientes internados e externos do HPS, Regional Leste, Departamento de Internação Domiciliar (DID) e Controle de Risco Biológico (Parbos). O laboratório funciona 24 horas por dia, oferece 45 tipos de exames e realiza, mensalmente, aproximadamente 40 mil exames.

Ainda segundo Joelma, “a Certificação é fruto da dedicação de todos os servidores que atuam no Laboratório do HPS e se esforçam para garantir a qualidade dos resultados dos exames ofertados aos pacientes da Rede SUS da Urgência e Emergência. Essa avaliação é também um incentivo para que busquemos melhorar cada vez mais.

O Laboratório Central (Lacen), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), também recebeu o selo de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (Pncq).

Como é realizada a avaliação

Como forma de medir a qualidade do serviço, o PNCQ envia mensalmente amostras de lâminas, sangue e urina, o laboratório analisa e envia os resultados ao programa. Para receber a classificação de “excelência”, é necessário os laboratórios terem acertos de mais de 90% dos diagnósticos.  

Exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o funcionamento de laboratórios de análises clínicas, o controle de qualidade tem o intuito de reconhecer e diminuir os erros analíticos, avaliando o desempenho e garantindo resultados mais confiáveis e seguros pelos laboratórios.

O Ensaio de Proficiência (EP), também conhecido como Controle Externo da Qualidade (CEQ), é um dispositivo de controle de qualidade eficaz e de extrema relevância para a gestão do funcionamento do laboratório em relação aos seus processos analíticos (reagentes, operadores técnicos, equipamentos, calibradores, controles etc), o que viabiliza  segurança e confiabilidade nos laudos liberados. Através desse Programa, os laboratórios podem comparar seus resultados nacionalmente, de modo a garantir a concordância de laudos do mesmo paciente em diferentes regiões do país.