Desde sexta-feira (10), a população de Juiz de Fora vem enfrentando uma situação de desabastecimento de água que está preocupando moradores de vários bairros de Juiz de Fora. O problema, que teve início devido à falta de energia elétrica na captação de água em Chapéu D’Uvas, ainda persiste e preocupa os habitantes, especialmente em meio a um período de calor intenso.

A prefeitura de Juiz de Fora emitiu uma nota explicando a situação, esclarecendo que a interrupção no fornecimento de água ocorreu na sexta-feira, 10 de novembro, quando a captação de água em Chapéu D’Uvas foi afetada devido a problemas com o fornecimento de energia elétrica. A água proveniente dessa fonte é tratada nas estações de tratamento Marechal Castelo Branco e Walfrido Machado Mendonça (ETA CDI).




A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi imediatamente acionada para resolver a situação, mas a unidade de captação de água só voltou a funcionar no início da madrugada de sábado, 11 de novembro. Esse atraso comprometeu o sistema de abastecimento de água da cidade, resultando em um desequilíbrio significativo. Além disso, o aumento do consumo de água devido à onda de calor intensa agravou a situação.

Para minimizar os impactos do desabastecimento, a Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora (Cesama) realizou manobras no sistema no sábado, 11 de novembro. No entanto, a situação ainda não está completamente normalizada, e a Cesama continua monitorando os desdobramentos no domingo, 12 de novembro.




A população local foi orientada a economizar água até que a situação seja completamente regularizada, especialmente nos dias mais quentes, a fim de garantir que todos tenham acesso adequado ao recurso essencial.