Foto: PJF
Nesta quinta-feira (14), acontece mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”. Das 9h às 17h, na Praça Doutor João Penido (Praça da Estação), a população poderá fazer o descarte correto de materiais recicláveis sólidos, como vidro, papel, plástico, metal, eletrônico e óleo de cozinha. Na campanha realizada no último dia 31, foram recolhidos 100kg de material.
A “Coleta Seletiva na Praça” é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e conta com a parceria das Associações de Catadores de Material Reciclável da cidade. A campanha ocorre todas as quintas-feiras, na Praça da Estação. O objetivo do projeto é contribuir para a geração de renda das associações e a preservação do meio ambiente.
Veja abaixo o que pode ser descartado:
- – Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).
- – Plástico: Isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas pet, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC.
- – Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro.
- – Metal: Latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.
- – Eletrônico: cabos, pilhas, lâmpada de led, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares, CDs.
- – Óleo de cozinha: Será disponibilizado um espaço para o descarte do óleo usado.
Atenção ao fazer o descarte:
- – É recomendável limpar embalagens de plástico e isopor que estejam com restos de comida, como marmitex e caixas de leite.
- – A melhor opção para descarte do óleo de cozinha é na garrafa PET bem fechada, para evitar vazamentos.
- – Se o vidro estiver inteiro, não precisa embalá-lo para descarte. Se estiver quebrado, leve-o dentro de uma garrafa PET ou caixa de papelão.