A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar, realizou vistoria preventiva no Morro do Cristo. Foram avaliadas as áreas atingidas pela queimada que ocorreu no dia 24 de agosto.
As vistorias foram realizadas a fim de identificar possíveis riscos de focos de queimada, a presença de cicatriz de deslizamento, de blocos de rochas soltas ou de fratura em maciço rochoso. Por ser uma área íngreme e conter regiões de difícil acesso, a equipe da Defesa Civil utilizou um drone para mapear as áreas cometidas.
De acordo com o supervisor de intervenções emergenciais em áreas atingidas da Defesa Civil, Diego de Souza, a queimada não apresentou agravamento de risco geológico na região. “A queimada deixa o solo mais exposto e causa uma variação de temperatura significativa, contribuindo para o movimento de massa. No momento, não foram identificados cenários de riscos mais significativos no que diz respeito à queda, rolamento ou deslizamento de solo”, explica.