
A Guarda Municipal de Juiz de Fora participa do 1º Encontro Técnico Nacional sobre Câmeras Corporais e Segurança Pública no Brasil, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em Brasília, entre os dias 29 e 31 deste mês. Participam do evento representantes de órgãos de segurança pública federais, estaduais, distritais e municipais.
São esperados cerca de 250 profissionais de todo o país. A intenção do MJSP é aprimorar os processos operacionais das instituições, por meio do Projeto Nacional de Câmeras Corporais. Esse projeto busca aprimorar a coleta de provas criminais e resguardar tanto o agente de segurança pública, durante ações típicas do seu trabalho, quanto o cidadão em situações de interação policial.
Encontra-se em fase de elaboração, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJSP, a minuta de uma Norma Técnica para os equipamentos de captura de imagem a serem utilizados pelas forças de segurança de todo o país. A Norma busca regular os requisitos técnicos mínimos, para a garantia de qualidade, segurança, desempenho e eficiência, das câmeras corporais no emprego operacional em atividade de segurança pública.
O bom uso das câmeras corporais é área de atenção para a gestão da segurança municipal. Desde janeiro, a Guarda Municipal atua com o recurso acoplado ao uniforme. “A gente saiu na frente com a efetivação da transparência nas ações da Guarda Municipal, mas é muito importante que o governo federal oriente as boas práticas policiais para a governabilidade em todas as instituições de segurança”, afirmou a secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado sobre a iniciativa do Ministério da Justiça.