Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Juiz de Fora

Prefeitura inicia campanha de vacinação antirrábica animal na Zona Rural de Juiz de Fora

JF Informa 26 de julho de 2023

Compartilhe:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
gato sendo vacinado
-Continua após a publicidade-

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) dá início na quarta-feira (02), à Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na Zona Rural de Juiz de Fora.  A imunização se estenderá até terça-feira (22).

Para o processo, serão organizadas duas equipes, compostas por seis Agentes de Combate às Endemias cada uma, que percorrerão rotas estrategicamente programadas, contemplando toda a extensa zona rural do município. Estão programados postos fixos e móveis de vacinação. Os fixos correspondem às áreas externas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), igrejas, campos de futebol, entroncamentos, escolas, trevos, dentre outros locais bem conhecidos pela população e de fácil acesso. Já os pontos móveis são conhecidos como “busca ativa”, que correspondem às visitas a sítios, fazendas, propriedades rurais e locais de difícil acesso.

A vacina antirrábica é indicada para cães e gatos, a partir de três meses de idade, sendo recomendada uma dose ao ano. A vacinação antirrábica animal representa a ação mais importante na prevenção do aparecimento da doença; seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação de cães e gatos, em função destes animais serem principais transmissores da raiva para o ser humano. Recomendamos aos proprietários de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos que adquiram a vacina e realizem a vacinação de todos os seus animais, uma vez que a raiva é uma doença transmitida por mamíferos.

-Continua após a publicidade-

Em relação à situação epidemiológica da doença no município, cabe destacar que não registramos casos de raiva em cães e gatos desde o ano de 1998. Em contrapartida, são registrados casos de raiva em bovinos e equinos, frequentemente na zona rural, transmitida principalmente por morcegos hematófagos. 

Segundo o médico veterinário e coordenador da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, José Geraldo de Castro Júnior, “tal situação nos leva a atribuir, empiricamente, o fato de não registrarmos casos de raiva em cães e gatos às abrangentes campanhas de vacinação que o município realiza há vários anos. Infelizmente, alguns proprietários de bovinos e equinos ainda não vacinam seus animais, permitindo que os mesmos fiquem expostos à circulação viral, e ao aparecimento de casos clínicos”. 

A raiva é uma zoonose causada por vírus e transmitida por mamíferos, principalmente cães e gatos, cabendo destacar que a transmissão ao homem também pode ocorrer através de equinos e bovinos, animais silvestres/morcegos, principalmente na zona rural. A transmissão ocorre através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras de mucosas, em função do vírus estar presente na saliva dos animais contaminados.

-Continua após a publicidade-

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) é o local de referência em Juiz de Fora em casos de mordidas/arranhões de cães, gatos e outros animais possivelmente contaminados. O serviço de soroterapia do HPS é referência no tratamento antirrábico na região, para que se avalie a necessidade de aplicação de vacina e/ou soro antirrábico. Esse é um procedimento que representa outra importante ação na prevenção da doença, além da vacinação dos animais.

Fonte: PJF

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: “Vagou JF” tem vagas abertas para atendente de padaria em Juiz de Fora
Next: Carro é atingido por ônibus durante manobra na Avenida Juiz de Fora

relacionado

Morro do Cristo após fortes chuvas de fevereiro - por João Gabriel
  • Juiz de Fora

Defesa Civil aponta risco muito alto e descarta desinterdição no Morro do Cristo em Juiz de Fora

João G. 25 de abril de 2026
Temporal causa estragos e transbordamento do Córrego Santa Luzia, em Juiz de Fora
  • Juiz de Fora

Prefeitura assina contrato de R$ 161 milhões para obras de macrodrenagem em Juiz de Fora

João G. 24 de abril de 2026
Bairro Bom Clima Após Desabamento de Casas - por JF Informa (14)
  • Juiz de Fora

Equipes atuam no Bom Clima após autorização para movimentação de terra em Juiz de Fora

João G. 24 de abril de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d