A Guarda Municipal acaba de apresentar balanço dos atendimentos realizados pelo órgão entre janeiro e junho de 2023. Foram feitos 8.203 registros de atuação no período. Destes, 4.989, o que representa 60,8%, se referem à efetivação de rondas e patrulhamentos preventivos de vias e espaços públicos do município. Os números indicam um crescimento do emprego da Guarda. Na comparação do primeiro com o segundo trimestre do ano, houve um aumento de 19% nas ações. Nos três primeiros meses, a corporação totalizou 3.751 registros de atuação. No segundo trimestre, o quantitativo chegou à marca de 4.452 atividades de segurança pública efetivadas.

Os dados são do relatório gerencial gerado a partir do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD), plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), à qual Juiz de Fora fez adesão em agosto de 2022. Todas as atividades que demandam o emprego operacional da Guarda Municipal são integralmente registradas, mensuradas e geridas pelo sistema, sejam elas referentes a patrulhamentos e apoios, previstos em plano de trabalho, acionamentos ou atendimentos de ocorrências realizados pela corporação.




O documento evidencia como principal característica do trabalho da Guarda a presença no espaço público e em equipamentos como praças, unidades dos serviços de saúde e escolas, cumprindo a função de proteção preventiva atribuída ao órgão. Mais de 60% dos empenhos se enquadram na modalidade de rondas de patrulhamento e prevenção. Atividade que confere aumento da sensação de segurança para a população que se movimenta pelas principais áreas de circulação e aglomeração de pessoas da cidade.

No semestre, as rondas aos serviços de Urgência e Emergência foram as mais prevalentes, com 1.012 registros. As rondas a pé nas vias centrais somaram 852 empenhos. Nas praças da área central foram efetuados 679 patrulhamentos de proximidade. Outros equipamentos como parques e serviços da administração municipal tiveram 652 visitas das equipes da Guarda. Unidades Básicas de Saúde contabilizaram 623 passagens. E escolas municipais foram atendidas em 421 oportunidades.