Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Transito

Reprovações no exame de CNH em Juiz de Fora ultrapassam 5 mil no primeiro semestre de 2023

JF Informa 12 de julho de 2023

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
auto escola

Foto: Reprodução

-Continua após a publicidade-

No período de janeiro a maio de 2023, um total de 5.669 candidatos foram reprovados no exame para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria de direção de automóveis em Juiz de Fora. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e revelam que apenas 1.469 pessoas obtiveram aprovação, resultando em uma taxa de sucesso de apenas 26% em relação ao número de candidatos reprovados. No total, 3.869 indivíduos se inscreveram para realizar o exame este ano na cidade, sendo que 86 deles não compareceram na data agendada.

De acordo com o Detran, a discrepância entre o número de reprovações e de inscritos ocorre devido à possibilidade de um mesmo candidato realizar o exame prático mais de uma vez até obter a aprovação. No ano passado, o número de reprovações em Juiz de Fora chegou a 19.948, enquanto o de aprovações ficou em 5.053, resultando em uma taxa de aprovação de 25%. No total, 10.315 pessoas se inscreveram para obter a CNH em 2022, sendo que 602 delas não realizaram o exame.

Segundo informações do Detran, Juiz de Fora conta com 29 Centros de Formação de Condutores (CFCs). O Secretário da Banca Examinadora, escrivão Leonardo Lesse Leal, da Polícia Civil de Minas Gerais, destacou que foi possível observar uma redução no número de aulas de prática veicular nos CFCs após a pandemia, devido à queda no poder aquisitivo da população em geral, o que pode estar refletindo no baixo índice de aprovação em todo o estado. Em 2019, ano que antecedeu a eclosão da pandemia de Covid-19, o Detran registrou 7.785 inscritos, 394 ausentes, 4.067 aprovados e 13.948 reprovados, resultando em uma taxa de aprovação de 29%.

-Continua após a publicidade-

O secretário também mencionou que a geografia de Juiz de Fora, com relevo acentuado, exige grande habilidade dos candidatos. Os exames de direção veicular na categoria B são realizados nos bairros Parque Guarani, Vivendas da Serra e Vale dos Bandeirantes, locais com trânsito regular e aclives acentuados, o que demanda controle emocional, conhecimento das manobras, das regras de circulação e habilidade na condução do veículo. Já os exames da categoria A são realizados em duas motopistas padronizadas pelo Detran, e os exames das categorias D, E e Exame Especial ocorrem no bairro Aeroporto.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Viação Bassamar recebe dois ônibus Euro 6 zero km
Next: Homem é vitima de roubo e tem moto levada na Zona Norte de Juiz de Fora

relacionado

Trânsito - Carros (2) - Por João Gabriel
  • Juiz de Fora
  • Transito

Desafio do Imperador altera trânsito na Cidade Alta neste domingo

Davi Dias 25 de janeiro de 2026
Carreta na BR-040
  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Minas Gerais
  • Transito

BR-040 entre Juiz de Fora e Belo Horizonte recebe ponto de descanso gratuito para caminhoneiros

Davi Dias 16 de janeiro de 2026
área azul
  • Transito

Projeto propõe extinguir Área Azul e criar ‘Área Livre’ em Juiz de Fora

João G. 12 de janeiro de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d