
No último sábado (8), um caso de importunação sexual foi denunciado por uma adolescente de 17 anos dentro de um ônibus urbano no Bairro Santa Cruz, na Zona Norte de Juiz de Fora. O caso causou indignação e mobilização dos passageiros.
Segundo o relato presente no Boletim de Ocorrência (BO), a jovem afirmou que um homem sentado na frente dela teria posicionado o celular por baixo de seu vestido. Ela percebeu a ação e o suspeito tentou esconder o aparelho em seguida.
Acompanhada por um amigo, a adolescente decidiu confrontar o indivíduo diante do ocorrido. No entanto, a situação se agravou quando o homem fez ameaças aos dois utilizando um estilete.
Os demais passageiros que estavam no coletivo perceberam a situação e, agindo de forma solidária, decidiram expulsar o suspeito do veículo. Até o momento, o homem ainda não foi identificado pelas autoridades.
Em nota, o Consórcio Via JF afirmou que “o caso mencionado está sendo investigado pelas autoridades competentes e a nossa equipe está à disposição para colaborar no que se fizer necessário.”:
“O Consórcio Via JF vem a público manisfestar repúdio contra qualquer ato de violência em suas infinitas formas de assédio moral e sexual. Aumentar a conscientização coletiva acerca do assédio sexual contra mulheres no sistema de Transporte Coletivo é uma das premícias da empresa. Sabemos que a violência e o assédio é uma mácula com a qual mulheres de todo Brasil lidam, diariamente, para exercer o seu direito de ir e vir nos espaços públicos. Entendemos que não é de todo possível determinar apenas uma razão para o fato de o transporte público ser local desta incidência. O Consórcio Via JF têm investido em campanhas e treinamentos sobre o tema a fim de coibir esse tipo de prática, aumentar a conscientização da sociedade em relação aos danos da violência de gênero e estimular as vítimas a denunciar. O caso mencionado está sendo investigado pelas autoridades competentes e a nossa equipe está à disposição para colaborar no que se fizer necessário“.