Foto: minasgerais.com.br




Minas Gerais – que já é o estado com maior número de municípios (853) do país – abriga também o menos populoso do Brasil, de acordo com o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28/6).

Trata-se da cidade de Serra da Saudade, no Centro-Oeste mineiro, que, conforme o levantamento, registra apenas 833 moradores.




Em comparação com o último Censo, de 2010, houve uma variação de 2,2% na população. Antes, o estudo apontava 815 moradores na cidade. A principal atividade econômica é a agropecuária, com destaque para a lavoura de arroz, feijão, mandioca, milho, banana, pecuária de leite e corte.

Alguns pontos turísticos são marcantes no município, como a Igreja Nossa Senhora do Carmo e os túneis da antiga rede ferroviária que, de acordo com a prefeitura, podem chegar a mais de quatro quilômetros de extensão.




Além disso, várias são as comemorações no calendário da Serra da Saudade. Entre elas, o Serrano Ausente, evento realizado em homenagem às pessoas que viviam na cidade e foram tentar a vida em outros locais. Destaque, ainda, para a festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada anualmente, em setembro, com tradição, religiosidade e grande participação popular.

Segurança

Serra da Saudade está a 270 quilômetros da capital Belo Horizonte. A cidade conta com estrutura educacional fornecida pela prefeitura e, também, com todo aparato estatal, tendo uma Unidade Básica de Saúde (UBS), delegacia e companhia militar.




Além da qualidade de vida, a população serrano-saudalense ainda conta com uma boa segurança. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nos últimos 12 anos, apenas cinco crimes violentos foram registrados no município.

Segundo o policial militar, o sargento Brivaldo Ribeiro, que é natural da cidade, no ano passado também foram registrados apenas dois furtos.




“Nossos atendimentos, em maioria, são relacionados a questões domésticas, danos, extravios de documentos etc. São coisas mais rotineiras”, explica. “Conheço todas as pessoas da cidade e isso facilita muito o trabalho aqui na região. É uma população bem tranquila. Eu me sinto privilegiado por ser morador de Serra da Saudade e honrado por contribuir com a segurança do município”, diz o policial.

O rio Indaiá é relacionado à origem do povoamento da região (Fonte: minasgerais.com.br)

História

Segundo informações disponibilizadas pelo município, a Prefeitura Municipal de Serra da Saudade foi fundada em 1/3/1963 e, no mesmo ano, em 30/8, a cidade deixou de pertencer ao município de Dores do Indaiá, atingindo sua emancipação.




Historicamente, Serra da Saudade serviu de ponto de parada para viajantes que transportavam material para a construção de Brasília, devido à ferrovia que escoava café, madeira, gado e diamantes.

Depois, com a construção da BR-262, o movimento foi interrompido e o desenvolvimento intenso da serra também, o que fez com que o lugar se tornasse um refúgio tranquilo, com características próprias para o turismo, em virtude também do clima serrano e beleza natural.




Fonte: Agência Minas