Juiz de Fora mantém posição como a quarta maior cidade de Minas Gerais, de acordo com os dados do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28). Com uma população de 540.756 habitantes, a cidade registrou um aumento de 4,75% em relação ao último censo realizado em 2010.

Em comparação com os números de uma década atrás, quando a população de Juiz de Fora era de 516.247 pessoas, houve um crescimento significativo. Ao longo dos últimos 53 anos, a cidade teve um crescimento anual médio de 0,39%. Atualmente, a densidade demográfica é de 376,64 habitantes por km², de acordo com os primeiros resultados da pesquisa.




O Censo também contabilizou 267.747 domicílios na cidade, representando um aumento em relação aos 200.720 registrados em 2010. As categorias de domicílios incluíram permanentes ocupados, de uso ocasional, vagos, particulares improvisados ocupados e coletivos com ou sem moradores. Em média, Juiz de Fora possui 2,55 moradores por residência.

Em dezembro do ano passado, o IBGE divulgou uma estimativa prévia com base nos dados coletados até aquela data, indicando que Juiz de Fora teria 557.777 habitantes. No entanto, os números oficiais divulgados agora mostram um quantitativo 3,14% menor do que o esperado em 2022, devido à baixa adesão da população à pesquisa, possivelmente influenciada pela falta de conhecimento sobre o IBGE e a polarização política.




A responsável pelo Censo 2022 em Juiz de Fora, Ana Cândida de Paiva, destacou que a baixa adesão dos recenseadores também contribuiu para atrasos ao longo do ano passado. Apesar desses desafios, o Censo proporciona uma importante radiografia demográfica da cidade, auxiliando na definição de políticas públicas e no planejamento urbano para atender às demandas da população em crescimento.