Foto; PJF




Nesta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu doação de cobertores, toucas, luvas e meias para a campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio”. A ação é parte do Plano de Contingências Para Baixas Temperaturas, coordenado pelas secretarias de Governo (SG); Especial de Direitos Humanos (SEDH); e de Assistência Social (SAS).

A doação foi feita por um grupo de empresários de Juiz de Fora, que fizeram a entrega de 90 caixas na sede da PJF. Ao todo foram 200 cobertores; 200 pares de touca; 200 luvas; e 1.500 pares de meia. As peças serão destinadas para abrigos, casas de acolhimento e entidades que prestam assistência à população em situação de rua.

A prefeita Margarida Salomão destaca a importância da iniciativa. “Estamos  testemunhando uma ação exemplar, pois sabemos que esse é o período em que o pessoal mais vulnerável passa muita dificuldade por causa do frio. Quero manifestar a minha apreciação a esses empresários que estão colaborando conosco na forma de doação. Hoje à noite os cobertores, toucas, meias e luvas doados já estarão com as pessoas que mais precisam.”

A secretária de governo, Cidinha Louzada, ressalta que desde 2021, no primeiro ano de gestão, o frio é encarado como uma situação emergencial e ações são tomadas para salvar vidas. “Entendemos que o frio também é um desastre climático e que mata as pessoas. Por isso, nós na Defesa Civil mobilizamos o Plano de Contingência pelo terceiro ano consecutivo e trabalhamos para acolher as pessoas”, explica. Cidinha conta também que espera que a campanha Juiz de Fora Solidária no Frio mobilize mais doações. “Esperamos que outros empresários entrem para o time ‘Juiz de Fora Sem Frio’ e fortaleçam o acolhimento às pessoas”, afirma.

As empresas “Malhas Pinguim” e “Estrela Urbanidade” foram responsáveis pelas doações entregues nesta segunda-feira. Para o empresário Sinval Bressan (Pinguim), “Juiz de Fora é o berço da indústria têxtil na Zona da Mata e até no país, então é de suma importância a gente colaborar”. Rodrigo Mendonça, da Estrela Urbanidade, corrobora com essa visão. “É um exemplo da união da iniciativa privada com a iniciativa pública, que somados multiplicam as coisas”, afirma.

Outras empresas interessadas em realizar doação para a campanha podem entrar em contato com a SEDH pelo telefone (32) 3690-7331. Doações de cobertores também podem ser feitas nos seguintes pontos de recolhimentoPrédio-sede da PJF (Avenida Brasil, 2001, das 8h às 18h) e Casa da Mulher (Avenida Garibaldi Campinhos, 169, das 7h30 às 17h).