Jovens do Centro Socioeducativo começam a produzir mais de 2 mil doces para o Bem Casado

Adolescentes do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, no bairro Santa Lúcia, iniciaram a produção dos doces típicos de uma festa de casamento. Até esta sexta-feira, 26, 2.076 bem casados serão produzidos na unidade para o casamento comunitário programado para o próximo domingo, 28, às 10h, no Parque Municipal. 173 casais irão oficializar a união. 

A parceria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com a empresa do ramo alimentício Dispropan e a direção da unidade que trabalha com adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas de internação permitiram que 15 jovens ocupem a padaria no local na produção dos doces. É uma forma de oferecer oportunidade por meio da capacitação com a ideia de pertencimento de ações do município. Na tarde desta quarta-feira, 24, 617 bem casados já haviam sido finalizados. Os participantes da ação se dividem na confecção e na embalagem dos doces. 

A produção dos bem casados continua no Centro Socioeducativo até sexta. No mesmo dia, na empresa Dispropan ocorre a decoração por confeiteiras da cidade dos 173 bolos do casamento comunitário. Para cumprir a tradição juiz-forana outra grande parceria foi firmada, também na sexta-feira, 2.100 brigadeiros serão produzidos em parceria com Fábrica de Doces Brasil e as alunas do curso de confeitaria do Senai. 
 

J.B, de 16 anos, vê na ação uma oportunidade de aprendizado. “Podemos conciliar os ensinamentos de outros cursos para pensar em algo para o futuro. Com o que aprendemos na padaria é possível relacionar com a capacitação do Promad (Programa Municipal de Atendimento a Adolescentes) e aprender a precificar o que nós mesmos produzimos para ter uma renda”. 

O diretor da unidade, Osnério Abreu, contou sobre os serviços de profissionalização para que os internos tenham novas oportunidades após deixarem a unidade. “Além de devidamente matriculados na escola regulamentar, temos curso de informática, de jardinagem e uma oficina de padaria. Trabalhamos cada vez mais por parcerias. A Dispropan vai certificá-los e essa iniciativa os auxilia na ressocialização. Eles cobram por ações nesse sentido”. 

Daiane Couto, da gestão de pessoas da Dispropan, falou do olhar da empresa pela capacitação. “Temos a preocupação pelo social e estamos participando e criando constantemente projetos que abracem causas sociais com pessoas em situação de vulnerabilidade. O foco é criar oportunidades de socialização, de aprendizado por um ofício e da busca por uma vida diferente”.

O técnico da empresa do ramo alimentício, Jânio Marcos, lidera a produção e ressaltou que fazer a diferença no dia a dia desses jovens e ainda levar alegria para os casais e convidados do evento no próximo domingo é gratificante. 

A Dispropan fica situada na Av. Gov. Valadares, 835 – Manoel Honório. A produção dos brigadeiros será na Casa de Doces Brasil, loja da Av. Sete de Setembro, 894, Costa Carvalho. 

Organizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), o “Bem Casado” – casamento comunitário tem o objetivo de legitimar gratuitamente a união dos casais, incluindo o casamento civil no cartório, a cerimônia oficial e uma festa para os noivos, padrinhos, pajens, daminhas e convidados. É uma iniciativa voltada para a promoção dos Direitos Humanos, que proporciona segurança jurídica para essas pessoas, valoriza o afeto entre os mais variados tipos de casais e permite àqueles em situação de vulnerabilidade econômica efetivar a união civil de forma gratuita.