Foto: PRF




No último dia 22 de maio de 2023, por volta das 20h10, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma fiscalização de rotina na praça de pedágio localizada no Km 816 da BR-040, no município de Simão Pereira, em Minas Gerais. Durante a operação, os agentes deram ordem de parada a um veículo de carga suspeito.

Durante a abordagem, os policiais solicitaram ao motorista toda a documentação necessária para o transporte, incluindo a documentação fiscal referente à carga. O condutor informou que estava transportando cerveja com destino a Brasília, no Distrito Federal, e apresentou uma nota fiscal que cobria apenas parte da carga. Desconfiados, os agentes realizaram uma minuciosa vistoria no veículo.




Durante a inspeção, constatou-se que além da carga de cerveja coberta pelo documento fiscal, havia também 540 caixas de sabão em pó e 6.877 fardos de cerveja, sendo cada fardo contendo quinze unidades. No total, foram encontradas 103.155 unidades de cerveja, entre fardos e caixas de sabão em pó.

Diante da constatação da irregularidade, tanto o motorista quanto o veículo foram conduzidos até a Unidade Operacional da PRF, onde ficaram à disposição do fisco estadual para as devidas providências legais.




Essa ação da PRF demonstra a importância do combate à sonegação fiscal e do transporte irregular de mercadorias. A falta de documentação fiscal compromete a rastreabilidade dos produtos e pode gerar prejuízos aos cofres públicos, além de afetar a concorrência justa no mercado.