Foto: Redes sociais




Uma imagem está circulando nas redes sociais, chamando a atenção de muitos internautas. Na foto, uma mulher aparece deitada em uma maca de hospital, supostamente momentos antes de passar por uma cirurgia. Porém, o que chama a atenção é a mensagem inusitada escrita em sua própria perna. A frase diz: “É a outra perna”, deixando claro que o procedimento deve ser realizado na perna oposta.

Apesar de não ser possível identificar a cidade em que o fato ocorreu, a imagem tem despertado diversas reações e reflexões sobre a confiança nos profissionais de saúde e a importância da comunicação clara entre médicos e pacientes.




Situações como essa levantam questionamentos sobre a segurança dos pacientes nos hospitais e a necessidade de medidas para evitar erros médicos. Embora não haja informações adicionais sobre o caso específico dessa paciente, é fundamental que as instituições de saúde estejam atentas a protocolos e procedimentos rigorosos, além de promoverem uma cultura de comunicação aberta e transparente com os pacientes.

Erro médico: idosa tem perna amputada no HGE, Maceió, em cirurgia para corrigir fratura no tornozelo

Em um triste episódio relacionado a erros médicos, uma idosa de 73 anos teve sua perna amputada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. A paciente havia sido encaminhada para a sala de cirurgia a fim de corrigir uma fratura no tornozelo, porém, houve um equívoco e o membro foi amputado na altura da coxa, conforme relatado pelo diretor do hospital, Rodrigo Melro.




A família da vítima está participando de uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes, para discutir o ocorrido e buscar respostas diante dessa situação lamentável.

A direção do HGE emitiu uma nota informando que uma sindicância foi aberta para investigar as circunstâncias que levaram ao erro médico ocorrido durante a cirurgia da paciente. A equipe médica envolvida foi afastada enquanto o caso é apurado. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lamentou profundamente o ocorrido e garantiu que está prestando toda a assistência necessária à paciente e à sua família.




Espera-se que a investigação seja realizada de forma rigorosa e transparente, a fim de esclarecer as responsabilidades e evitar que situações semelhantes voltem a acontecer. Erros médicos são eventos trágicos e devastadores para os pacientes e suas famílias, ressaltando a importância da busca constante pela segurança e qualidade nos serviços de saúde.

É essencial que as instituições de saúde invistam em treinamentos, protocolos e sistemas de segurança que garantam a prevenção de erros, priorizando sempre o bem-estar e a segurança dos pacientes.