O Ministério do Turismo divulgou a nova atualização do Mapa do Turismo do Brasil para este ano. Juiz de Fora manteve a classificação B, a segunda melhor de uma escala de A a E. A cidade integra a Instância de Governança Regional (IGR) Caminho Novo.

Esta atualização indica que Juiz de Fora possui infraestrutura turística adequada, com atrativos e serviços de qualidade e possibilita que a cidade tenha acesso a financiamentos e programas  com recursos específicos para o segmento oferecidos pelos governos federal e estadual, como linhas de crédito, convênios, capacitação profissional, qualificação de serviços turísticos, entre outros. Esses apoios podem contribuir para o desenvolvimento do turismo local, aprimorando a infraestrutura, a oferta de serviços e a experiência dos visitantes.




Outras duas cidades da IGR Caminho Novo, Santos Dumont e Simão Pereira, também estão no mapa na posição D e receberam certificado do Ministério do Turismo. Em todo o país, 2.477 municípios e 335 regiões turísticas foram incluídos no Mapa do Tursimo do Brasil, sendo 27 cidades de Minas Gerais na categoria B, 69 na C, 365 na D e 123 na E.

A Secretaria de Turismo de Juiz de Fora (Setur) informou que o Ministério do Turismo conferiu reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido em prol do turismo local pela secretaria com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da IGR Caminho Novo. Estar bem posicionado no mapa do turismo possibilita que Juiz de Fora aumente a divulgação e a promoção dos seus atrativos e eventos, contribuindo para o aumento do fluxo de turistas, impulsionando a economia local e fortalecendo a imagem da cidade como um destino turístico de excelência.