Na manhã do último sábado, 6, os professores da Escola Municipal Lions Centro, no bairro Graminha, receberam instruções e capacitações referentes ao projeto “Defesa Civil nas Escolas”. A iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) visa introduzir assuntos relacionados à proteção e defesa civil nas salas de aula.

A ação de sábado marcou o primeiro módulo do projeto, que contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, oferecendo o curso de Brigada Escolar de Professores. Nele foram passadas orientações sobre como agir em situações que podem ocorrer no cotidiano da escola, como procedimentos em caso de engasgos, convulsões e realização de massagens cardíacas. Além de orientações de primeiros socorros, também foi ensinado sobre prevenção a acidentes.




Os próximos módulos do projeto abordam temáticas relacionadas à Defesa Civil. No primeiro momento, serão ensinadas noções de proteção e defesa civil, com explicações sobre as ações realizadas pelo órgão e alguns conceitos importantes. Posteriormente, é ministrado um módulo de percepção de riscos, principalmente sobre riscos hidrológicos e geológicos. Por fim, é realizada uma dinâmica com os professores sobre mapas vivenciais, finalizando com o exercício prático, que consiste em levá-los em alguns pontos do bairro com situações e feições de instabilidade em taludes (barrancos), resíduos sólidos descartados irregularmente, entre outros cenários de riscos. A ideia é reconhecer, in loco, o que foi ensinado em sala de aula. 

Projeto “Defesa Civil nas Escolas”

O projeto “Defesa Civil nas Escolas” é uma das ações de prevenção iniciadas na atual gestão com a reestruturação e fortalecimento da Defesa Civil, que passou a integrar a Secretaria de Governo (SG).




A iniciativa tem um modelo inovador no estado. A engenheira e supervisora de voluntariado e educação preventiva da Defesa Civil, Aline Gasparoni, ressalta sua importância. “A gente percebe que enquanto há a presença da Defesa Civil nas escolas o assunto é discutido com os alunos, mas depois esse conteúdo acaba sendo esquecido. Então, nós queremos intensificar a ação da Defesa Civil nas escolas através de uma parceria com a secretaria de educação, e inserir no currículo escolar essas temáticas relacionadas a proteção e Defesa Civil.”

A Escola Municipal Lions Centro é o projeto-piloto da ação. Após todos os módulos serem concretizados, a iniciativa será proposta às outras escolas municipais. Depois que os professores completarem a capacitação, acontecerá a inclusão das temáticas de Defesa Civil no currículo escolar, nas atividades e na programação da própria escola.‌ A próxima do projeto acontecerá no sábado, dia 27 de maio e, na ocasião, se inicia a introdução às noções de Defesa Civil. “De acordo com a ONU, o Brasil é o sexto país que mais sofre com catástrofes climáticas, por isso queremos tornar a escola um ambiente seguro e multiplicador da questão de resiliência e prevenção”, ressalta a supervisora.




%d blogueiros gostam disto: