O projeto “Procon Aqui” estreou nesta semana na praça Santa Luzia. Desenvolvido pela Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a iniciativa busca otimizar o atendimento especializado sobre direitos do consumidor. Além disso, há representantes do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário para atender pedidos relacionados à zeladoria do município. Na próxima segunda, 8, o projeto acontece no bairro Manoel Honório, de 12h às 17h30. A ação será na Praça Manoel Honório.

Durante as ações do “Procon Aqui” na última terça-feira, 2, a população do Santa Luzia buscou o atendimento relacionado a temáticas variadas. Entre elas foram esclarecidas dúvidas sobre serviços financeiros, serviços diários, telecomunicações, turismo/viagens, produtos diários e produtos automotores. A faixa etária do consumidor que buscou o auxílio do Procon variou entre 21 e acima dos 70 anos de idade, sendo 33% dessas pessoas entre 21 a 30 anos; 33% entre 61 a 70 anos; 16,5% entre 41 a 50 anos; e 16,5% acima dos 70 anos de idade.




Além disso, o projeto contou com ações educativas para os moradores e comerciantes locais. Os lojistas que estavam próximos foram informados sobre temas como precificação, rotulagem, acondicionamento de produtos e políticas de trocas. A equipe do Procon que estava presente também distribuiu materiais educativos, como cartilhas sobre o Código de Direito do Consumidor. Ao todo 18 estabelecimentos foram visitados e auxiliados pelos membros da equipe.

As ações realizadas acontecem semanalmente, de 12h às 17h30, sendo cada semana em um bairro diferente. Assim, os eventos são regionalizados e os atendimentos direcionados, de acordo com o domicílio do consumidor. O projeto “Procon Aqui” foi desenvolvido para aproximar o cidadão de seus direitos. Dessa forma, o “Procon Móvel” surge como uma alternativa que possibilita o deslocamento de equipes para todas as regiões de Juiz de Fora. Ainda na próxima semana a iniciativa terá início no bairro Manoel Honório, na praça Manoel Honório, aproximando os cidadãos do bairro de seus direitos e auxiliando na resolução de problemas sobre o consumo.




Entre as vantagens do projeto estão a melhora na logística do deslocamento do consumidor; a diminuição do fluxo de atendimento no Procon Centro; a racionalização de verba pública municipal; a expansão das atividades do Procon; o alcance de um novo público-alvo; a desburocratização do atendimento e dos processos; a diminuição do tempo de espera na fila virtual para atendimento e um maior acesso aos direitos pelos consumidores.

Confira a programação do “Procon Aqui” no mês de maio:

08/05 (segunda-feira):


– Praça Manoel Honório


09/05 (terça-feira):


– Calçadão da Rua Halfeld em frente o Cine Teatro Central


16/05 (terça-feira):


– Praça do Jardim do Sol


20/05 (sábado):


– Praça do Jardim Glória


23/05 (terça-feira):


– Praça do Jóquei Clube


30/05 (terça-feira):


– Praça de Grama