A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza a partir desta quarta-feira, 26, a ampliação do público da vacina bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir dos 18 anos de idade. O novo público se une às pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, adolescentes em medidas socioeducativas a partir de 12 anos, população com 12 anos ou mais com imunossupressão, puérperas (até 45 dias após o parto), gestantes e pessoas com 12 anos ou mais com deficiências permanentes, podendo se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelo município, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h.
As grávidas e puérperas também podem buscar por esta vacina no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA), na Rua São Sebastião, 772/776, Centro, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Os maiores de 60 anos também recebem este imunizante no Serviço de Saúde do Idoso (Sasi), das 8h às 12h.
Para receber a vacina bivalente, é necessário que a pessoa esteja vacinada com pelo menos duas doses dos imunizantes contra Covid-19, após um intervalo de quatro meses de sua última dose recebida. Pacientes acamados, que pertencem ao público prioritário, em áreas descobertas por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) devem entrar em contato pelo telefone (32) 3214-4180. O novo imunizante oferece a proteção contra o vírus original da Covid-19, bem como a variante Ômicron.
Para receber a vacina bivalente, a pessoa imunossuprimida com 12 anos ou mais precisa ser transplantada de órgão sólido ou de medula óssea; viver com HIV; com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 ou mais dias; usar imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; com erros inatos de imunidade; com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.
Vacinação monovalente
A vacinação de primeiras, segundas e terceiras doses monovalentes para as crianças de seis meses de idade a menores de cinco anos acontece no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. As crianças de cinco a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade poderão se imunizar em 22 UBSs e no DSMGCA.
As pessoas maiores de 12 anos também podem ser imunizadas com a monovalente nessas mesmas 22 unidades, com os jovens de 12 anos a menores de 18 anos podendo também se vacinar no DSMGCA.
Nas unidades de saúde também acontece a vacinação contra a meningite para todas as pessoas com 16 anos ou mais de idade. Além disso, as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as pessoas com 60 anos ou mais; as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto); os trabalhadores de saúde de 18 anos ou mais; os professores; as pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; a população privada de liberdade e Adolescentes em medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; Caminhoneiros; Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo Curso; e Trabalhadores Portuários; podem receber a vacina contra a influenza.
As vacinas de rotina, aplicadas nos mesmos locais, podem ser recebidas por estes públicos conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19, sem qualquer tipo de problema.