A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou nesta quarta-feira (12) as ações de proteção que realiza nas escolas municipais, visando garantir a segurança dos alunos e profissionais da educação. De acordo com a PJF, não há registros de tentativas de atos de violência nas escolas municipais. Os dados coletados pelas forças de segurança reportam apenas à prática de trotes e fake news.
A realização de rondas escolares é atribuição da Guarda Municipal de Juiz de Fora, que atua em interface com a Secretaria de Educação para implementar diretrizes para uma cultura de paz nas escolas. Além disso, a Prefeitura está em fase final de contratação de trabalhadores para exercer a função de porteiro, que atuarão em todas as escolas municipais.
Outra medida adotada pela PJF foi a instalação de um grupo de trabalho específico para a definição de um protocolo de operação padrão, com o objetivo de preparar as escolas para saberem como atuar em eventuais casos de violência. Esse protocolo ainda deverá prever estrutura e iniciativas para prevenir esses episódios.
A Prefeitura de Juiz de Fora também está em constante articulação com as demais forças de segurança que operam na cidade, em esforço para empreender outras iniciativas de prevenção e monitoramento. A preocupação com a segurança nas escolas é uma das prioridades da PJF, que busca garantir um ambiente saudável e seguro para a educação de crianças e jovens na cidade.