Foto: PJF
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou nesta quarta-feira, 12, que o Pronto Atendimento Infantil (PAI) passará a funcionar em um novo endereço a partir de quinta-feira, 13. O novo local será um prédio anexo ao Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), na Rua Dr. Dirceu de Andrade, 33, no bairro São Mateus.
A mudança tem como objetivo proporcionar um ambiente mais seguro e humanizado tanto para os profissionais como para os pacientes e seus acompanhantes, além de garantir uma retaguarda hospitalar ao espaço. O novo endereço também garantirá um apoio de diagnóstico mais rápido, acesso a exames laboratoriais de imagem em menor tempo e sem necessidade de deslocamento de pacientes e amostras, e a possibilidade de internação para casos graves sem a exigência de transferência.
Devido à mudança para o novo endereço e a necessidade do transporte de materiais e equipamentos, o antigo espaço do Pronto Atendimento Infantil (PAI) atenderá, a partir das 19h desta quarta-feira, 12, apenas casos considerados graves. O novo endereço do PAI iniciará os atendimentos às 19h desta quinta, 13.
A Prefeitura de Juiz de Fora reforça que, em caso de sintomas iniciais ou leves, os responsáveis devem buscar primeiramente a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência em sua região, ou o Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA), para pacientes que não possuem unidade de referência. Em caso de aumento na gravidade dos sintomas, os pacientes podem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
O Pronto Atendimento Infantil continuará sendo uma unidade de saúde municipal, com a atuação de servidores públicos nas atividades assistenciais. A mudança, pleiteada desde o desmembramento original do PAI da ala pediátrica do antigo Pronto Socorro Municipal, foi realizada por intermédio da Secretaria de Saúde (SS), com a abertura do Edital de Chamamento Público n.º 004/2022, cujo objetivo foi selecionar uma entidade que pudesse ofertar novas instalações físicas com integração a uma retaguarda hospitalar. O HMTJ atendeu a todos os requisitos e firmou o convênio.