Foto: Polícia Militar
A Polícia Militar de Minas Gerais anunciou nesta segunda-feira, 10, o lançamento da Operação Proteção Escolar em todos os 853 municípios do estado. O objetivo principal da ação é garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e demais profissionais da educação, protegendo o ambiente escolar.

A Operação Proteção Escolar conta com um conjunto de ações integradas que visam combater a violência e a criminalidade nas proximidades e no interior das escolas, bem como proteger a comunidade escolar em seu cotidiano. Entre as ações integradas, estão a Patrulha Escolar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e o Programa de Educação Ambiental (PROGEA).
A presença da polícia nas escolas é um fator dissuasório para potenciais agressores, que se sentem inibidos pela presença da autoridade policial. Até o momento, não houve registro de nenhum ataque em educandários no Estado de Minas Gerais.
Além disso, a operação visa fortalecer a relação entre a comunidade escolar e a PMMG, promovendo a participação ativa da sociedade na construção de um ambiente escolar mais seguro e saudável. A Operação de Proteção Escolar será desenvolvida por meio da conjugação de esforços operacionais da PMMG em todos os municípios do estado, sem que haja sobreposição de esforços.
No campo da estratégia da prevenção, serão realizadas inúmeras atividades, como visitas às escolas, conscientização e orientação, formação de Redes de Proteção Escolar, fomento à participação no Conselho Comunitário de Segurança Pública Escolar, com envolvimento dos estudantes, pais/responsáveis, professores e funcionários das escolas.
Os instrutores do PROERD e PROGEA, após a aplicação do programa nas escolas, deverão se reunir com a direção dos estabelecimentos e planejar diretrizes para a prevenção no ambiente. As Patrulhas Escolares atuarão junto às escolas estaduais não contempladas com o PROERD e PROGEA no 1º semestre de 2023. As demais equipes de radiopatrulhamento (Rp) e Motopatrulhamento (Mp) também realizarão o planejamento específico de cada região, com suplementação do serviço ordinário realizada pelos policiais empregados na atividade meio.
Com a Operação de Proteção Escolar, a Polícia Militar de Minas Gerais busca garantir a segurança no ambiente escolar, atributo essencial para o desenvolvimento educacional e social dos jovens.