Na tarde de 8 de abril de 2023, o SGT Spaniol se deslocava até o destacamento da cidade de Recreio, na Zona da Mata Mineira para assumir o turno de serviço quando deparou-se com diversas pessoas na rua em frente ao Bar Edbar, no bairro Caxias. O tumulto atrapalhava o trânsito e promovia lentidão na via, pois era uma briga entre frequentadores do estabelecimento. Foi então que o militar avistou uma arma de fogo nas mãos do senhor Gabriel Ferreira Pinto.
O militar desembarcou de seu veículo particular e abordou o autor, logrando êxito em retirar a arma de sua posse. O militar acionou a guarnição PM do destacamento, SD Garcia, via telefone celular, que também contava com o apoio da guarnição Patrulha Rural, CB Isais e SD Felipe. No local, as guarnições tomaram as devidas providências, colhendo dados dos envolvidos, indo ao hospital para identificar possíveis vítimas, bem como colhendo, no local do fato, testemunhas importantes para o esclarecimento do ocorrido, dando total apoio ao SGT Spaniol.
O autor, Gabriel Ferreira Pinto, foi preso e interrogado. Ele contou que atirou em direção ao senhor Genecy porque eles se desentenderam politicamente há cerca de seis a oito anos atrás. Segundo ele, durante a discussão, Genecy teria efetuado um tapa em sua face, não sendo possível revidar, pois populares impediram sua reação. Gabriel pegou seu veículo e passou em frente ao bar avistando Genecy no estabelecimento. No momento de fúria, deslocou-se até sua residência para pegar a arma de fogo, voltando ao bar e mirando na direção de Genecy e efetuando quatro disparos totalmente desnorteado. Gabriel adquiriu a arma de fogo na cidade de Recreio há cerca de 25 anos.
A vítima, Genecy, relatou que estava sentado no bar e que escutou Gabriel dizer para a senhora Neusa Rosa da Silva que iria matá-lo. Não acreditando em tal ameaça, não esboçou nenhuma reação, foi quando Gabriel sacou a arma e apontou em sua direção efetuando diversos disparos, sem saber definir a quantidade exata. Logo após os disparos, teria pegado uma cadeira e lançado em direção a Gabriel, que caiu ao solo. Genecy viu o SGT Spaniol chegando e abordando o autor armado. Dos disparos efetuados, dois deles passaram de raspão na região nasal e outro em sua mão esquerda. Ele foi conduzido ao hospital da cidade para ser atendido pelo médico de plantão.
A testemunha, Neusa, confirmou o relato de Genecy e que viu durante a ação que foi o segundo disparo que acertou a vítima Maria Helena nas costas, pois ela entrou na frente de Gabriel, tentando impedi-lo de atirar novamente. Todos os envolvidos foram presos e levados para a delegacia.