Segundo a PJF, 16.270 pessoas pertencentes ao público-alvo já foram imunizadas.
O juiz-forano, mais uma vez, comprou a briga contra a Covid-19 e entendeu a importância de se vacinar. Já foram imunizadas, com a vacina bivalente, 16.270 pessoas pertencentes ao público-alvo desta primeira fase da campanha. Para continuar aumentando esses números, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) segue com a imunização contra a Covid-19 no município, nesta quarta-feira, 22.
A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em pessoas com 60 anos ou mais de idade ou de imunossuprimidos com 30 anos ou mais acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelo município, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h, e no Serviço de Saúde do Idoso (Sasi), das 8h às 12h, somente para maiores de 60 anos com imunossupressão.
Para receber a vacina bivalente, é necessário que a pessoa esteja vacinada com pelo menos duas doses dos imunizantes contra Covid-19, após um intervalo de quatro meses. O imunizante também será aplicado pelas equipes da Secretaria de Saúde (SS) em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). O novo imunizante oferece a proteção contra o vírus original da Covid-19, bem como a variante Ômicron.
Vacinação monovalente
A vacinação de primeiras, segundas e terceiras doses monovalentes para as crianças de seis meses de idade a menores de cinco anos acontece no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA), das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. As crianças de cinco a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade poderão se imunizar em 23 UBSs e no DSMGCA.
As pessoas maiores de 12 anos também podem ser imunizadas com a monovalente nessas mesmas 23 unidades, com os jovens de 12 a menores de 18 anos podendo também se vacinar no DSMGCA. Confira os locais e horários de vacinação abaixo.
Nas unidades de saúde também acontece a vacinação contra a meningite para os jovens de 16 a 30 anos; os trabalhadores da educação acima dos 16 anos de idade; os profissionais de saúde com 16 anos de idade ou mais; e os estudantes universitários, sem limite de idade.
As vacinas de rotina, aplicadas nos mesmos locais, podem ser recebidas por estes públicos conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19, sem qualquer tipo de problema.
Para receber a vacina bivalente, a pessoa imunossuprimida com 30 anos ou mais precisa ser transplantada de órgão sólido ou de medula óssea; viver com HIV; com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 ou mais dias; usar imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; com erros inatos de imunidade; com doença renal crônica em hemodiálise; paciente oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.