A ação irá promover atividades temáticas para as mulheres durante todo o mês de março.




Na tarde desta quarta-feira, 8 de março, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora, realizou mais um evento relacionado à campanha “Marcha, Mais Mulher, Mais Democracia” . A Feira Saúde e Cidadania aconteceu durante toda a tarde na Praça Dr. João Pessoa, em frente ao Teatro Central, e contou com diversas ações de saúde pública e atividades culturais.

Ações de saúde, como aferição da pressão arterial, exames de glicemia, sessões terapêuticas, prevenção e tratamento do tabagismo, além de atividades culturais, como apresentações musicais, contação de histórias, exposições e oficinas de artesanato, foram realizadas com o objetivo de difundir o desenvolvimento de políticas públicas em defesa da mulher, incluindo saúde, bem-estar e acesso à cultura.




A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da SEDH, Samara Miranda, destacou que é de extrema importância para o município, juntamente com a Prefeitura de Juiz de Fora, estar em um espaço tão emblemático da cidade como o calçadão da Rua Halfeld. “A Secretaria de Direitos Humanos esteve presente em toda a construção do processo, e estar aqui hoje, apresentando serviços relacionados à mulher, orientando, e também celebrando a trajetória feminina e sua história de conquistas é muito gratificante.”

A iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado na quarta-feira, 8 de março, com atividades temáticas que se prolongarão ao longo do mês. O cronograma inclui ações internas e externas, elaboradas pelas secretarias e órgãos da prefeitura. As atividades terão caráter educacional, assistencial e cultural, incluindo questões de gênero, assédio, violência contra a mulher, empoderamento feminino, cultura, saúde, cidadania, educação financeira e mercado de trabalho.




Confira a programação “Março, Mais Mulheres, Mais Democracia”:

03/09 – 10h: Conversa com mulheres venezuelanas atendidas pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (SEDH)

9/3 – Exposição dos trabalhos do workshop de Arterapia na Casa da Mulher, das 14h às 17h.




9/3 – Caminhando pela história – Edição Dia Internacional da Mulher – CCBM/Mercado Municipal / Museu Ferroviário – Secretaria de Turismo (Setur) e Funalfa

03/09 – Cesama – Palestra: Violência contra a mulher. Rua Vitorino Braga, 126, Vitorino Braga; 8h às 11h30




3/10 – das 8h às 12h – Palestra: Curso de Psicologia e Saúde Mental, Café da Manhã e Automaquiagem – Secretaria de Obras (SO)

3/10 – 15h: Seppop realiza palestra: “Mulheres Negras na Educação e a Lei 10.639”, no Auditório da Prefeitura, Avenida Brasil, 2001, 1º andar. O objetivo é reunir servidores públicos e representantes da sociedade civil para dialogar sobre a invisibilidade da mulher negra na sociedade, a educação como principal ferramenta de mudança, a inclusão da “História e Cultura Afro-brasileira” e como ela pode impactar no empoderamento e o conhecimento do passado na perspectiva da superação das desigualdades.




3/10 – 15h: encontro na Casa da Mulher com a Rede de Violência Doméstica de Juiz de Fora.

3/12 – Evento Mulheres no Parque, das 9h às 16h. Parque Municipal, R. do Contôrno, 8, Nova Califórnia, das 9h às 16h. Todas as secretarias. Algumas das atividades: JF Lazer, aula de mixagem de dança, cadastramento social para moradias de interesse social e inscrições para oficinas de formação feminina, atividades educativas sobre o trânsito para crianças, informativo sobre a legislação municipal”