O Deputado Federal Nikolas Ferreira propôs lei contra preços abusivos durante tragédias.
As fortes chuvas que atingiram o litoral sul de São Paulo geraram diversos desastres em cidades litorâneas do estado. Em São Sebastião, além dos deslizamentos e enchentes, a cidade está há quatro dias sem água potável.
A água das torneiras está marrom devido à enorme quantidade de barro que também atingiu os reservatórios. Para garantir o abastecimento da população, a associação de pescadores local se organizou para transportar garrafas de água até a comunidade.
Porém, alguns comerciantes estão se aproveitando da situação de calamidade e aumentaram absurdamente os valores do litro de água. Segundo moradores, um galão de água chegou a ser vendido por 93 reais em estabelecimentos da cidade.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) diz que está trabalhando para reestabelecer o abastecimento de água em todo o litoral norte. Em São Sebastião e Ilhabela, 31 caminhões-pipa fazem, de acordo com a empresa, o abastecimento emergencial nos locais mais afetados pelas chuvas.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou, nesta quarta-feira (22/2), projeto de lei contra o aumento dos preços do litro d’água nas cidades do litoral norte de São Paulo, que vivem situação dramática após os temporais que deixaram ao menos 47 mortos durante o Carnaval. Segundo ele, o aumento é “injustificado”.