Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Juiz de Fora

Juiz de Fora registra o mês de janeiro mais chuvoso em 16 anos

JF Informa 4 de fevereiro de 2023

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
Santa Luzia alagado

Margarida Salomão participou de reuniões no Ministério do Planejamento, em Brasília, para tratar sobre os empréstimos.

-Continua após a publicidade-

Juiz de Fora registrou 452,8 mm de chuva em janeiro, maior volume registrado desde 2007. É o sétimo janeiro mais chuvoso desde o início da medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município. O volume é 52,25% acima do esperado para o mês. Neste período, a Defesa Civil registrou 314 ocorrências. 

Destas, 20% foram vistorias preventivas. O objetivo dessa ação é orientar a população, identificar possíveis riscos e encaminhar medidas para reduzir os riscos. O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, ressalta que as vistorias preventivas permitem que as equipes antecipem possíveis problemas para evitar desastres. “Com o mapeamento de risco, identificamos os locais que precisam de vistorias preventivas e nossa equipe consegue atuar para mitigar os riscos para as próximas chuvas. É o que aconteceu, por exemplo, em Monte Verde. Lá choveu, em apenas uma hora, 25% do esperado para todo o mês e nenhuma ocorrência foi aberta. Mesmo assim, nossas equipes estiveram no local para verificar as medidas necessárias para mitigar os riscos”, afirma. 

O trabalho de prevenção realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foi intensificado nesta gestão, quando a Defesa Civil passou a compor a Secretaria de Governo. A ação de forma contínua mostrou resultado. Ao longo do ano, a limpeza dos córregos e das bocas de lobo do município foram definidas com base em análise técnica da Defesa Civil, o que foi fundamental para reduzir os riscos de inundações e alagamentos. No município, não há nenhuma vítima e nenhuma pessoa está desabrigada em função das chuvas. 

-Continua após a publicidade-

Em todas as regiões, os pluviômetros registraram volumes acima da média esperada. “Janeiro é historicamente um mês de desafios para a Defesa Civil. Isso porque, além de ter um volume pluviométrico muito elevado, o solo já está saturado  devido ao acumulado de chuvas dos meses anteriores. Assim, o risco de deslizamento de solo é maior”, explica Luís Fernando. 
 

As ocorrências desse tipo foram as mais frequentes em janeiro. Das 314 registradas, 95 foram de deslizamento de terra e 22 de ameaça de escorregamento. Além disso, choveu durante seis dias consecutivos entre 19 e 24 de janeiro. As pancadas de água após períodos de chuvas contínuas aumentam as chances de inundações, como as que ocorreram em Santa Luzia, no bairro Industrial e no Mariano Procópio em janeiro. 

O trabalho integrado com diversos órgãos e pastas da PJF permitiu que a cidade reagisse com agilidade diante dessas situações de emergência. Nas três ocasiões, equipes do Demlurb realizaram limpeza e lavação das vias no mesmo dia. As equipes de engenharia da Defesa Civil realizaram vistorias nos imóveis afetados e todas as famílias atingidas foram atendidas pelo Serviço Social da Defesa Civil, que realizou acolhimento e encaminhamento. Neste mês foram doados 44 colchões, 29 jogos de cama, 20 telhas, além de kits de limpeza e outros itens.

-Continua após a publicidade-

Para atingir soluções definitivas, em janeiro a PJF encaminhou o Projeto de Lei (PL) de financiamento para obras de macrodrenagem nos bairros Industrial, Santa Luzia, Mariano Procópio, Democrata, Linhares e na Rua Cesário Alvim.

  • Isenção de 100% do IPTU para principais bairros afetados pelas chuvas

A prefeita Margarida Salomão assinou o decreto Nº 15.718. A iniciativa garante a isenção de 100% do Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) para aqueles que tiveram perda material diante das inundações em janeiro. A lista dos imóveis que receberam vistoria da Defesa Civil após a inundação e foram contemplados pelo benefício está disponível no site da PJF. 
 

Neste mês, a PJF também ofereceu desconto na conta de água e esgoto para moradores de ruas atingidas pelas chuvas. 

-Continua após a publicidade-

Juiz de Fora foi um dos sete municípios brasileiros selecionados para participar de um projeto piloto de emissão de alertas de alta severidade. A iniciativa da Defesa Civil Nacional visa possibilitar alertas no formato Flash SMS, que fica como uma notificação que se sobressai na tela e precisa ser fechado para que o usuário utilize as outras funções do celular. 

A novidade está disponível para todas as pessoas cadastradas no 40199. Para receber os alertas, basta enviar um SMS com o CEP para o telefone 40199. O serviço é totalmente gratuito. Em janeiro, Juiz de Fora teve mais de mil novas inscrições, totalizando mais de 36 mil pessoas cadastradas.

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Procon apreende mais de 400kg de produtos irregulares em supermercados
Next: Influencer mineiro morre afogado em Juiz de Fora

relacionado

Guarda Municipal - por welison
  • Juiz de Fora

Guardas municipais iniciam treinamento para uso de arma de fogo em Juiz de Fora

João G. 26 de janeiro de 2026
Mais de 3 mil munições e nove armas são apreendidas após denúncia em Juiz de Fora
  • Juiz de Fora

Mais de 3 mil munições e nove armas são apreendidas após denúncia em Juiz de Fora

João G. 26 de janeiro de 2026
De evento gastronômico a concurso público: os destaques da semana em Juiz de Fora
  • Destaques
  • Juiz de Fora
  • Minas Gerais
  • Zona da Mata

De evento gastronômico a concurso público: os destaques da semana em Juiz de Fora

Davi Dias 25 de janeiro de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d