Dia D acontece neste Sábado, 4.




A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizará o primeiro dia “D” do mutirão de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya. A ação acontece nos bairros Linhares e Milho Branco neste sábado, 4. Os moradores poderão deixar na porta das residências objetos que possam acumular água, como latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, pias e sucatas. 
 

Os materiais serão recolhidos entre 8h e 12h e doados às associações de catadores de materiais recicláveis. Os materiais devem ser deixados na rua apenas no dia do recolhimento (sábado, dia 4). Durante a semana, equipes da PJF realizaram vistorias aos domicílios para a orientação ao combate às arboviroses e para remoção de focos do mosquito; a fiscalização e notificação de terrenos abandonados; e a limpeza de vias e de equipamentos públicos. No sábado, acontece o dia “D”.  
 




A iniciativa faz parte de uma ação conjunta da PJF, por meio do Programa Boniteza, coordenado pela Secretaria de Governo (SG). Além da SG, a ação envolve a Secretaria de Saúde (SS), a Secretaria de Obras (SO), a Secretaria de Comunicação (Secom), a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), a Secretaria de Educação (SE), a Secretaria de Assistência Social (SAS), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav). 
 

Confira o cronograma do Dia D contra as arboviroses:




Sábado, 4/2, de 8h às 14h – Milho Branco e Linhares

Sábado, 11/2, de 8h às 14h – Vila Montanhesa e Retiro




Sexta, 17/2, de 8h às 16h – Santa Luzia

Sexta, 24/2, de 8h às 16h – Jardim Glória




Sábado, 4/3,  de 8h às 14h – São Pedro

Instrumento de denúncias
 

A população também pode contribuir para o combate às arboviroses. Além das atitudes preventivas, é possível realizar a denúncia anônima de focos do Aedes aegypti, através do sistema MonitorAr. Ele  roda em todas as plataformas: smartphones, tablets, notebooks e computadores. Neste sistema as pessoas podem realizar denúncias de locais de criadouros do mosquito. 
 




A população também pode denunciar possíveis focos através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, por ligação telefônica através do 3212-3070 ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br.