Com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Juiz de Fora (Sinttro), do Consórcio Via JF e da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Comitê Gestor se reuniu nesta quinta-feira, 19. Durante o encontro, foi reforçada a garantia da manutenção dos postos de trabalho e dos programas de requalificação dos funcionários do sistema, principalmente para cobradores e motoristas.

Ao final da reunião, ficou acordado entre o Sinttro e o Consórcio Via JF que os ônibus convencionais vão circular aos domingos, dia com menor número de usuários, sem a presença dos cobradores.

Segundo o Consórcio Via JF, um programa de qualificação para os cobradores já está ocorrendo nas empresas, que, afirma que manterá 100% dos empregos dos atuais cobradores que estão sendo capacitados pelo Consórcio.

O Consórcio realizou duas reuniões na última quarta-feira (18), para esclarecer aos cobradores como será feita a transição. “Reiteramos o nosso compromisso de fazer essa transição de forma leve, mantendo 100% dos empregos dos colaboradores, dando todas as condições de qualificações e cursos necessários, e fazendo o financiamento da CNH D para todos os interessados (…)Também estamos fazendo um estudo, que vamos apresentar aos trabalhadores, que retorna com os cobradores dos ônibus convencionais nos dias úteis, e aos domingos todos os ônibus rodariam sem o cobrador.”