Projeto de Lei foi enviado a Câmara Municipal nesta segunda-feira.




A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, encaminhou para a Câmara Municipal nesta segunda-feira, 9, um Projeto de Lei (PL) de financiamento de grandes obras para enfrentar  problemas históricos de enchentes e alagamentos nos bairros Industrial, Santa Luzia, Mariano Procópio, Democrata, Linhares e na Rua Cesário Alvim.

O PL solicita a autorização para obtenção de financiamento de cerca de R$420 milhões, que será utilizado em ações de macrodrenagem.




“Nós hoje estamos encaminhando à Câmara Municipal um projeto de lei solicitando a licença do Legislativo para ter acesso aos programas de financiamento para obras de grande dimensão. Nós estamos enfrentando essa tragédia climática. As cidades no mundo todo estão pagando um preço altíssimo por isso. A rigor, não tem nenhum município que esteja preparado para esses excessos. Nós fizemos uma avaliação criteriosa nestes locais para ver o que cada região precisa tanto de infraestrutura quanto de drenagem”, afirma a prefeita Margarida Salomão.

A chefe do executivo municipal reforça que as ações realizadas ao longo de 2022 possibilitaram um melhor preparo da cidade para o período chuvoso. Entretanto, sem as grandes intervenções, não será possível enfrentar estes problemas históricos. “Nós temos resistido bravamente porque tomamos muitas medidas preventivas. Se você olhar ao redor, temos cem municípios aqui da Zona da Mata em situação de emergência. Juiz de Fora não está porque conseguimos, através de uma série de ações feitas anteriormente, a dragagem do rio, a limpeza dos córregos, a limpeza das bocas de lobo, as lonas nas áreas de risco, conseguimos minimizar os impactos das chuvas. O problema é que estes locais precisam de uma intervenção imediata e de grande porte”, assegura Margarida.  




Sobre o financiamento, a prefeita atesta que Juiz de Fora possui uma excelente condição para adquirir o empréstimo. “Hoje, Juiz de Fora possui uma excelente liquidez e estabilidade do ponto de vista fiscal e orçamentário. Isso nos dá garantia que poderemos fazer essas obras de grande envergadura. Nós vamos também tentar obter recursos também junto ao Governo Federal. Mas, enquanto isso, precisamos abordar imediatamente essas situações críticas”, conclui.