Após o veículo ser recolhido, o proprietário deve arcar com os custos de remoção e despesas do depósito.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está realizando operação conjunta com a Polícia Militar (PMMG) para recolhimento de veículos abandonados em vias públicas. Desde novembro, 24 carros foram recolhidos. O trabalho visa garantir mais mobilidade no trânsito e segurança para os moradores da cidade. 

A ação é realizada pelos fiscais de posturas da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), e pelos agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana(SMU). O trâmite para apreensão do veículo passa por notificação do proprietário, autuação e, em caso de permanência em situação irregular, remoção e envio ao depósito. Após três dias parado, sem estar em condições de circulação em via pública, o veículo pode ser considerado em estado de abandono, e o proprietário poderá ser autuado por infração prevista na Lei Municipal, com multa no valor de R$ 876,92.

Depois de recolhido o veículo, o proprietário deve arcar com os custos de remoção e despesas do depósito, para reaver o automóvel. No caso de veículos sem placa, a identificação do proprietário é realizada através do chassi.