O recorde mensal de público aconteceu em outubro, mês em que o Parque recebeu 8.466 pessoas.

O ano de 2022 foi de afirmação para o Parque Municipal de Juiz de Fora como mais uma opção de lazer e prática de esportes na cidade. Neste ano o Parque recebeu pouco mais de 110 mil visitantes, com uma média de 9.165 pessoas por mês visitando o local. 

O recorde mensal de público aconteceu em outubro, quando aconteceu a festa de Dia das Crianças, em que o Parque recebeu 8.466 pessoas. Ao final do mês, mais de 20 mil pessoas passaram pelo parque. O período de férias escolares, do mês de julho, também teve destaque, com a Festa Julina da PJF e oficinas de férias para as crianças, com o local recebendo 15.394 visitantes.

O maior destaque do Parque Municipal este ano foi a abertura do primeiro Complexo Aquático 100% gratuito da cidade, contando com duas piscinas e dois tobogãs. Desde a abertura em 27 de setembro, as piscinas receberam 7.573 pessoas, uma média superior a 2.500 pessoas por mês usufruindo das piscinas. Além do uso para banhistas, 200 pessoas são atendidas semanalmente para aulas de hidroginástica e natação, com alunos que vão de quatro até 80 anos. Para uso das piscinas, foi instaurado o sistema de carteirinhas, que é usado em grande parte de clubes e associações pelo Brasil. 

Outro ponto de destaque foram as Visitas Guiadas, projeto que coloca em evidência o turismo no Parque Municipal. Foram 320 grupos atendidos, totalizando 12.975 pessoas. Foram 201 escolas, instituições, organizações filantrópicas e grupos de turistas, além de 119 visitas espontâneas aos finais de semana e feriados. Além de Juiz de Fora também foram atendidos grupos de outras cidades da região, como Matias Barbosa, Parapetinga, Muriaé e Chácara, além de um grupo de turistas do Rio de Janeiro. 

Ao longo do ano, o Parque Municipal instaurou projetos esportivos e de lazer para que o local não fosse apenas para visitação, mas também para a população usufruir de todo o complexo. Dentre os projetos esportivos, foram 14 no total: “Caminhada no Parque”, “Pilates Solo”, “Futebol Masculino e Feminino”, “Futsal”, “Iniciação Esportiva”, “Formação de Goleiros”, “Fut Fit”, “Ginástica para Gestantes”, “Handebol”, “Natação”, “Hidroginástica”, além dos projetos de saúde e lazer, como “Escape Parque” e “Yoga no Parque”. São 506 pessoas inscritas e mais 573 atendidas no Escape e no Yoga, totalizando 1.079 pessoas usufruindo das estruturas do Parque de forma gratuita.

O Parque Municipal também foi local de grandes eventos da PJF durante o ano de 2022. Em março recebeu evento de comemoração ao mês da mulher; em maio, a abertura da Semana do Brincar, da Secretaria de Educação (SE); em julho, Festa Julina da PJF e oficinas de férias; em agosto, o Museu Itinerante de arte e ciência da Fiocruz; em setembro, projeto Bem Casado, com casamento comunitário de 172 casais; em outubro, a festa de Dia das Crianças, recorde de público do Parque Municipal com 8.466 pessoas. Além dos eventos internos, com promoção de esporte e lazer para toda população.

O Parque Municipal está localizado na Rua do Contorno, 8, no bairro Nova Califórnia, e funciona das 8h às 17h, permitindo a entrada de visitantes até às 16h. Para quem precisa do transporte público, as linhas que atendem o Parque são 520 (Aeroporto), 531 (Nova Califórnia) e 537 (Jardim da Serra), todos descritos no letreiro com “Via Parque Municipal”. O local foi cedido à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em maio de 2021, com inauguração no dia 12 de outubro do mesmo ano, e desde então vem recebendo grande público e se tornando o lugar favorito de muitos visitantes.