Com o objetivo de disciplinar o transporte de cargas na área urbana de Juiz de Fora, a prefeita Margarida Salomão anunciou nesta segunda-feira, 7, a publicação de um novo decreto que entrará em vigência em 60 dias. O texto regulamenta onde e como poderão circular os veículos de cargas dentro da cidade.

“Nós precisamos fazer isso tanto por razões de mobilidade, como também porque é necessário determinar em que vias podem trafegar caminhões de muita carga. E nós temos tido muitos problemas com a pavimentação do nosso município porque caminhões muito pesados trafegam por ruas que não são estruturadas para isso”, destacou a prefeita. 




Durante o anúncio, a chefe do executivo municipal lembrou do acidente ocorrido há alguns dias, quando uma carreta de grande porte chocou-se contra um poste na Avenida Coronel Vidal, próximo à rodoviária, interditando todo o trânsito oriundo da Zona Norte, comprometendo seriamente a mobilidade da cidade. “Este é mais um esforço da Prefeitura de Juiz de Fora, em diálogo com as organizações dos transportadores e com as organizações representativas do comércio e da indústria, para que você tenha uma cidade melhor”, finalizou.
 

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David, esta é uma regulamentação necessária neste momento para que possamos ter uma cidade com uma mobilidade que sirva a todos. “Caminhões trucados, caminhões muito pesados transitando no Centro da cidade impedem de forma negativa o trânsito de pessoas. O decreto prevê uma série de restrições, chamadas máximas, médias e leves em relação à circulação de veículos pesados, em nenhum momento impactando negativamente no comércio e nos negócios da nossa cidade. Será garantida a eficiência de que esses produtos cheguem de forma segura aos estabelecimentos comerciais”.