No último final de semana, funcionários do Museu Mariano Procópio realizaram, em parceria com a Empresa de Pavimentação e Urbanidades (Empav), a limpeza e manutenção das calhas da Villa Ferreira Lage, ou Castelinho, como é popularmente conhecida a edificação que recebeu o Imperador D. Pedro II em suas visitas à cidade de Juiz de Fora com a família.
Com o auxílio de um caminhão munck, os colaboradores realizaram durante toda a manhã do último sábado, 29, a retirada de folhas que se acumularam nos condutores, impedindo assim o escoamento correto da água. O trabalho, que demanda um extremo cuidado devido à altura e a necessidade da segurança dos envolvidos, foi realizado de forma externa com objetivo de não danificar o telhado do prédio histórico.
A “Villa Ferreira Lage”
A construção palaciana, em estilo renascentista, da “Chácara dos Ferreira Lage”, destinada ao veraneio da família, foi finalizada em 1863. Embora tenha sido construída com a finalidade de hospedar a Família Imperial em sua primeira visita à cidade, não ficou pronta para a ocasião, contudo, recebeu a comitiva de Dom Pedro II posteriormente. Entre as curiosidades, está o fato de os tijolos utilizados em toda a estrutura terem vindo da olaria da Companhia União e Indústria, empresa responsável pela construção da estrada com o mesmo nome, que ligou Juiz de Fora a Petrópolis.