Para atender o maior número de pessoas possível, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza mais uma ação para atualização do CadÚnico. Nesta quarta, 26, ocorre o “CadÚnico 12 horas”. Servidores da Secretaria de Assistência Social (SAS) irão trabalhar das 7h às 19h, na Rua Halfeld, 450, fazendo a atualização dos beneficiários.
Atualmente em Juiz de Fora cerca de 2.100 famílias necessitam atualizar o cadastro para não terem os benefícios cancelados e bloqueados. De acordo com a secretária de Assistência Social, Malu Salim, o atendimento especial é uma forma de manter o pagamento dos benefícios em dia a quem tem direito.
Diversos programas e benefícios sociais utilizam o Cadastro Único como base para seleção de famílias. Para participação em todos os programas, as famílias inscritas devem manter seus dados cadastrais atualizados. Isso deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família. Neste ano, a Revisão Cadastral considerou apenas as famílias com cadastros desatualizados com a última atualização nos anos de 2016 ou 2017.
Para o cadastro é necessário apresentar as cópias das contas de luz ou telefone e CPF. É importante também a apresentação das certidões de nascimento das crianças, carteira de trabalho dos adultos, comprovante de renda, RG e CPF de todos da casa e, caso seja requerente ou beneficiário do BPC/Loas, apresentar CPF de todos da família.
No último sábado, 22, foi realizado um Mutirão em dez Cras de Juiz de Fora. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, 59 novos cadastros foram feitos, 302 atualizados e 397 orientações prestadas. O total de atendimentos foi de 758.
Vale lembrar que essa é mais uma estratégia para regularizar a situação, mas esse serviço é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos 11 Cras de Juiz de Fora. A atualização deve ser feita até dia 11 de novembro para evitar o cancelamento do Programa Auxílio Brasil.