Os dois bondes mantidos no Parque da Lajinha foram tombados pela municipalidade em 3 de junho de 1988, por meio do decreto 3.966.
Educação patrimonial e teatro estarão juntos na visita guiada que a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) promove no próximo domingo, 16, às 10h30, aos bondes do Parque da Lajinha, que são tombados como bens culturais da cidade. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos, integrando a agenda “Outubro é das Crianças”, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Não é necessário fazer inscrição para participar.
A visita será conduzida pelo Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (Dmpac) da Funalfa, que convidará o público para uma viagem fictícia em um bonde, partindo de um bairro em direção à Praça da Estação, no Centro. Durante a encenação, um colar será furtado, desencadeando uma busca cheia de suspense pelo ladrão. Várias pistas serão apresentadas por um detetive, e as crianças serão estimuladas a investigar os suspeitos para solucionar o crime até a parada final do transporte.
Durante a brincadeira, a equipe da Funalfa vai utilizar fotografias antigas para contar a história dos bondes em Juiz de Fora, onde o sistema foi implantado na década de 1880 e desativado em 1969, no governo do então prefeito Itamar Franco. “Esse veículo foi muito importante, revolucionou o sistema de transporte público. Ainda hoje, a cidade mantém uma relação afetiva com os bondes que fazem parte da memória de nossa gente”, afirma a atriz e diretora teatral, Denise Oliveira, que também integra a equipe do Dmpac.