Em visita a Juiz de Fora na tarde desta segunda-feira, 12, representantes da Ardagh Glass Packaging se reuniram com a prefeita Margarida Salomão e secretários municipais, e anunciaram o início das obras da primeira fábrica de embalagens de vidro da multinacional no Brasil para novembro deste ano. Na oportunidade, também receberam as licenças ambientais emitidas pela Prefeitura e agradeceram o empenho e agilidade de toda a equipe nos processos de licenciamento. A expectativa é de que a planta esteja em funcionamento em dezembro de 2023, junto à Ardagh Metal Packaging, fabricante de latas de bebidas.
Estiveram presentes o Diretor Operacional (COO) da Ardagh Glass Europa, Henrik Bonne; Silvio Gonçalves Ramos, Diretor do Projeto da Ardagh em Juiz de Fora; além do gerente de compras de vidro, Ubirair Menezes. Participaram, pela PJF, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado; a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira; e a secretária de Planejamento Urbano (Sepur), Lívia Delgado.
Sobre o investimento
A multinacional de embalagens, Ardagh Group, anunciou, em maio, a instalação de duas fábricas em Juiz de Fora: uma de latas de bebidas: Ardagh Metal Packaging; e outra de garrafas: Ardagh Glass Packaging. Em protocolo de intenções assinado com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em cerimônia no Teatro Paschoal Carlos Magno, a empresa prevê o investimento total de R$2,4 bilhões e a geração de cerca de 680 postos de trabalho na cidade.
A Ardagh Glass Packaging será a primeira fábrica de embalagens de vidro da multinacional no Brasil. O terreno, localizado no Distrito Industrial II, em Benfica, possui aproximadamente 130 mil metros quadrados e serão construídos aproximadamente 70 mil metros quadrados de produção e estoque. A planta contará com dois fornos na sua primeira fase. O investimento pretende gerar 300 postos de trabalho.
A Ardagh Glass Packaging é um fornecedor global de embalagens de vidro para empresas nos setores de bebidas, alimentos, farmacêutico e químico. A empresa é líder do setor na Europa e nas Américas e opera com 34 instalações de produção de vidro em oito países, empregando mais de 12 mil funcionários.
“Estamos de braços abertos para acolher esse empreendimento, de grande envergadura mundial. Iniciamos um novo ciclo de desenvolvimento na cidade, que completa 172 anos, marcada pelo pioneirismo. Ser pioneiro não é repetir o passado. Ser pioneiro é inventar o futuro. Hoje, estamos, de fato, começando a escrever uma nova história”, afirmou a prefeita, Margarida Salomão, à época.
Ignacio Delgado destacou a relevância do empreendimento para Juiz de Fora. “Além da retomada da atração de grandes investimentos para Juiz de Fora, as atividades das duas empresas do grupo Ardagh têm complementaridade com a economia local, com impactos ambientais e sociais muito positivos. Já somos um polo cervejeiro e adensamos a cadeia produtiva do setor, com a presença das indústrias de lata e garrafa. A Ardagh Glass, por seu turno, que visitou a prefeita hoje, pretende valer-se em larga escala de vidro reciclável como insumo. Desta forma vai criar uma fonte de renda para catadores com um material até o momento pouco aproveitado em suas ações. Vidro e lata, por seu turno, têm reduzido impacto ambiental, por serem passíveis de reutilização, no âmbito do processo produtivo da Ardagh. Uma grande conquista para a cidade”.