Mudança irá interromper atendimento momentaneamente.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) comunica que, a partir do próximo dia 15 de setembro, a Farmácia Central, situada a Rua Espírito Santo, n° 1064, Centro, passa a funcionar em novo endereço, na Avenida Presidente Itamar Franco, nº 982, também no Centro, (próximo ao Procon). Por este motivo, o atendimento será interrompido a partir das 11h de sexta-feira, 9, e retornará na próxima quinta-feira, 15, às 10h, já no novo endereço.




Este novo espaço foi pensado e planejado para oferecer aos usuários o cuidado farmacêutico, alinhado com as novas perspectivas do Ministério da Saúde, resguardando a privacidade, com salas para o atendimento farmacêutico e abertura de processos para as insulinas análogas, otimização do setor administrativo e de armazenagem dos medicamentos, garantindo os critérios de segurança e qualidade para uma assistência efetiva à população.

A Farmácia Central realiza em média 5.500 atendimentos por mês, possuindo em sua Relação Municipal de Medicamentos (Remume) 141 apresentações farmacêuticas de medicamentos para tratamento de diversas patologias, sendo 24 pertencentes ao grupo da saúde mental e 118 do componente básico da Assistência Farmacêutica.




Farmácia Central

A Farmácia Central é um equipamento de saúde responsável pela dispensação dos medicamentos de saúde mental, ou seja, medicamentos sujeitos ao controle especial, tanto para pacientes de áreas cobertas por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, quanto pacientes de áreas descobertas, que são aquelas que não possuem UBS de referência.

Em relação aos medicamentos do componente básico da Assistência Farmacêutica, que compreende aqueles para o tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, antibióticos e outros elencados na Remume, o atendimento é direcionado aos usuários das áreas descobertas.




A Farmácia Central é responsável também pela abertura de processo administrativo e dispensação das insulinas análogas (glargina e asparte), integrantes do componente especializado da Assistência Farmacêutica, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde/MG (SES/MG).