Segundo a PJF, o primeiro dia do museu itinerante “Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas”, do Museu da Vida da Fiocruz, foi um grande sucesso.

Mais de 320 crianças e adolescentes de cinco escolas locais passaram pelo ginásio do Parque Municipal, no bairro Nova Califórnia. Foi um momento de diversão e aprendizado, mostrando como a ciência está presente no cotidiano. 
 




A programação conta com equipamentos interativos, multimídias, oficinas e outras atividades dos módulos temáticos do Ciência Móvel que volta para as estradas pela primeira vez desde o anúncio da pandemia de Covid-19 em 2020.  “O público que visitar o museu consegue tirar todas as dúvidas relacionadas à vacinação, tanto da Covid quanto de outras vacinas que a gente trabalha no calendário vacinal nacional” explicou Laís Lacerda Viana, coordenadora de viagem do Ciência Móvel.
 

Segundo ela, “também temos o jogo de detetives, que é um jogo de tabuleiro de mesa onde os alunos têm um desafio que está relacionado ao meio ambiente. Os visitantes precisam coletar pistas para poder desvendar esse desafio e propor possíveis soluções para resolver aquele problema ambiental. As pessoas estão gostando bastante das nossas atividades. Não só as crianças e jovens, eu vejo que os pais e professores também estão muito interessados, isso é ótimo. Todos podem nos visitar, a diversão é garantida”.
 




Durante a exposição era possível ver o encanto nos olhos das crianças. Ana Clara da Silva Reis, de nove anos, disse que gostou muito de conhecer as borboletas de perto, segundo ela é um dos seus insetos preferidos. “Foi um momento muito legal, vou chegar em casa e contar para os meus pais. Antes eu queria ser médica, agora vou ser pesquisadora”, disse. A exposição também contribui para agregar conhecimento na vida de Lucas Reis, de dez anos. “Eu conheci como é por dentro do corpo humano. Também achei muito legal manusear um telescópio, ao ver os ‘bichinhos’, aprendi que não se pode beber água suja, senão você passa mal”, explicou. 
 

O museu tem capacidade para receber até 300 pessoas simultaneamente a cada 90 minutos e estará disponível para visitação da comunidade, escolas públicas e privadas de Juiz de Fora. A exposição terá continuidade amanhã e sexta-feira, das 8h30 às 12h30, e das 14h às 17h. No sábado, 3, o horário será das 8h30 às 12h. A entrada no parque e visitação no museu são gratuitas, sendo que o acesso ao Parque Municipal termina às 16h. As escolas interessadas em realizar a visitação podem agendar a participação pelo telefone: (32) 3241-6532.
 




O Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas é um museu de ciências itinerante do Museu da Vida Fiocruz que viaja em uma carreta. No interior do veículo, estão equipamentos educativos, científicos e culturais que são levados para diferentes municípios brasileiros da região sudeste. Mais que difundir temas científicos, o Ciência Móvel oferece ao público um espaço interativo e experimental que propõe um amplo debate sobre a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre o ambiente.
 

Ciência Móvel, do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura), é um espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento que visa contribuir para o fortalecimento da educação em artes, ciências e saúde em sua missão de inclusão sociocultural.