O Procon de Juiz de Fora faz acompanhamento dos preços dos combustíveis realizando coleta de dados, a cada quinze dias, em diferentes regiões da cidade.
A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Departamento de Estudos Pesquisas e Projetos (DEPP), realizou nova pesquisa por amostragem a fim de levantar variações do preço dos combustíveis na Região Norte da cidade, no dia 22 de agosto.
A partir dos dados coletados, foi possível observar que os preços da gasolina comum e aditivada, do etanol, Diesel e Diesel S10 mantiveram a tendência de queda, o que traz benefícios para o consumidor da região. Além disso, o poder de compra da gasolina comum e do etanol foi o maior observado desde agosto de 2021, quando o Procon iniciou o acompanhamento dos preços em Juiz de Fora.
O destaque vai para o preço do etanol, que apresentou uma diminuição de aproximadamente 12,53% quando comparado ao último levantamento. Nesta pesquisa, além da análise das amostras coletadas, o Procon-JF apresenta um texto que faz a análise dos impactos que os constantes aumentos dos preços dos combustíveis geram na economia de uma forma geral e, em especial, no custo de vida do consumidor. Também é apresentado um comparativo entre modelos variados de automóveis, informando o quanto custa encher o tanque de cada modelo e ainda o quanto isso representa no orçamento familiar.
O DEPP apresentou, também, um comparativo entre o valor do etanol e da gasolina, para auxiliar o consumidor na hora de escolher a opção mais econômica e vantajosa em seu veículo.
O Procon de Juiz de Fora faz acompanhamento dos preços dos combustíveis realizando coleta de dados, a cada quinze dias, em diferentes regiões da cidade. A cada pesquisa são visitados dez postos de combustíveis e entre as análises feitas fazemos a média dos valores praticados para Gasolina Comum, Gasolina Aditivada, Etanol, Diesel e Diesel S-10.