Prefeitura orienta pacientes irem para as UBS’s e UPA’s.
O Hospital de Pronto Atendimento Dr. Mozart Teixeira (HPS) suspendeu a partir desta quarta-feira (3) o atendimento aos casos eletivos e leves devido à ocupação de todos os leitos do local em Juiz de Fora. Os pacientes serão direcionados para outras unidades de saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a lotação do HPS ocorre, entre outras razões, devido ao represamento de cirurgias durante a pandemia da Covid-19.
“Essa lotação acontece pelo represamento das cirurgias durante o período pandêmico e também por sermos polo de atendimento macrorregional, recebendo todo o fluxo de pacientes, inclusive por via judicial.”
Outra questão apontada pela Prefeitura para a falta de leitos é relacionada aos problemas enfrentados por hospitais da região, que acabam por transferir pacientes para o HPS e agravar a situação de leitos na unidade.
“A carência dos hospitais em cidades da região e de outros estados, como o Rio de Janeiro, aliados ao fechamento de unidades e UTIs neonatais e pediátricas, como as de Barbacena, também contribuem para o agravamento da situação no cenário local.”
Até que seja normalizada a situação, os pacientes com classificação de risco azul e verde, considerados como casos não urgentes, devem se dirigir às unidades básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Regional Leste ou Pronto Atendimento Infantil (PAI).