“Ele sempre gostou de mexer e brincar com o pessoal da coleta”, relatou a mãe do menino.

Em várias partes de Juiz de Fora, é perceptível o carinho das crianças pelos profissionais da limpeza pública. No último sábado, 9, o dia foi de festa e emoção para o Miguel, morador do bairro Jardim Esperança, que comemorou seu aniversário de sete anos com a família e com os “amigos”, forma como ele chama os profissionais que atuam na coleta de lixo domiciliar do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).







A mãe do aniversariante, a gestora de Recursos Humanos Grace Kelly Eveling, conta que “desde muito pequeno o garoto é apaixonado pelos garis. Foi um carinho que surgiu tão espontâneo que fico maravilhada! Ele sempre gostou de mexer e brincar com o pessoal da coleta. Quando cresceu um pouquinho, ele passou a me pedir para comprar suco para eles beberem quando passassem, e falava que eles trabalham muito, por isso deviam ficar com sede. No Natal, ele também me pede para comprar panetone para presenteá-los. De uns tempos pra cá, ele passou a me pedir um aniversário com o tema gari em que ele pudesse cantar os parabéns junto com amigos”, relembra Grace. “Eu sempre incentivo, pois acho muito legal ele ter esse carinho por eles”, finaliza a mãe.

Fotos: Luiz Felipe Coelho

Os coletores Marcos Paulo da Silva Mariano, Josiane Aparecida Francisco, Elimar Mendes e Emerson Alencar, prestigiaram a festa do menino após finalizarem a rota do bairro Jardim Esperança. Eles dançaram, cantaram e fizeram uma oração pela vida do Miguel, que ficou muito emocionado. Emerson ressalta que ele e os colegas de trabalho ficaram impressionados com a forma como o aniversariante os recebeu em sua festa. “Eu nunca tinha visto isso, uma criança se emocionar. Saímos de lá e ele estava chorando de emoção”.


“É um prazer muito grande ver uma criança compartilhar esse momento com nós, garis”, afirma o coletor, Marcos Paulo. “A gente se sente privilegiado, porque muitas vezes as pessoas nos menosprezam, mas ver uma criança com essa atitude renova as nossas forças cada dia mais para continuarmos a nossa caminhada. O Miguel, sempre que a gente passa por aqui, nos cumprimenta, grita, brinca, e nós retribuímos esse carinho brincando com ele também da mesma forma”, completa Marcos Paulo.