Durante a noite desta quarta-feira, 18, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Plano de Contingência Para Situações de Baixas Temperaturas, disponibilizou um abrigo emergencial no Cesporte para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade. A medida é provisória e foi tomada diante do alerta da onda de frio, com previsão de temperatura 5ºC abaixo da média de três a cinco dias.
Além dos sete locais de acolhimento já existentes no município, agora, a população em situação de rua também pode buscar acolhimento no Cesporte, localizado na Avenida Rui Barbosa, 530, no bairro Santa Terezinha (entrada pela Rua Custódio Tristão). O local tem capacidade para 60 pessoas e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada. A entrada começa a partir de 19h, e o horário de saída é até às 8h.
As equipes de abordagem social da Secretaria de Assistência Social (SAS) também estão nas ruas identificando pessoas em situação de vulnerabilidade e fazendo o seu encaminhamento para locais de acolhimento. Além disso, estão sendo realizadas rotas para distribuir cobertores, alimentos e outros itens. Quem se deparar com pessoas em situação de rua em dificuldades neste frio, pode acionar a abordagem social no número 3690-7770.
Juiz de Fora possui outros sete locais de acolhimento durante a noite:
– Casa de Passagem para Homens – Avenida Brasil, 265, Costa Carvalho
– Acolhimento Provisório Santa Luzia – Rua Ibitiguaia, 1240, Santa Luzia
– Casa de Acolhimento para Mulheres, Trans, Famílias e Pessoas em Trânsito – Rua Oswaldo Cruz, 85, Santa Helena
– Casa da Cidadania – Avenida Ilva Melo Reis, 6001, Terras Altas/Jardim Esperança
– Casa de Passagem Benfica – Rua Tomé de Souza, 95, Benfica
– Casa da Conquista para Homens e Mulheres – Rua dos Artistas, 32, Jardim Glória
– Acolhimento Provisório Misto Bonfim – Rua Múcio Vieira, 283, Bonfim
Plano de Contingência
A portaria n.º 12.228 que estabeleceu o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas foi publicada nesta terça-feira, 17 de maio. A ação foi implantada pela primeira vez em Juiz de Fora na atual gestão, durante o inverno do ano passado. A PJF tornou-se, inclusive, referência para outros municípios na elaboração de Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas. O Plano apresenta um conjunto de medidas estratégicas, a curto, médio e longo prazo, que serão realizadas de forma integrada pelos órgãos municipais responsáveis pelas áreas de proteção, defesa civil, assistência social, direitos humanos sobre a população em situação de rua no município. A vigência do Plano de Contingência vai até o dia 30 de setembro de 2022.
O comitê é composto por representantes da Secretaria de Assistência Social (SAS); da Secretaria de Governo (SG); da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil; da Secretaria de Saúde (SS); da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); da Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora (EMCASA); e da Secretaria de Comunicação Pública (Secom).
Campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio”
Como parte do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, a PJF também lançou a campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio”. A iniciativa tem como objetivo arrecadar cobertores, toucas, meias e roupa de cama para a população em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social.
Os interessados em colaborar podem entregar suas doações no prédio da Prefeitura, localizado à Avenida Brasil 2.001, no Centro, das 8h às 18h; na Casa da Mulher, na Avenida Garibaldi Campinhos 169, Vitorino Braga, antigo prédio da Defesa Civil, das 7h30 às 17h; no Passe Livre, que funciona na Rua Fonseca Hermes 143, no Centro, das 8h às 17h; e no Shopping Independência, na Avenida Presidente Itamar Franco, 3600, Cascatinha, das 10h às 22h.
“Até a tarde desta quarta-feira, 18, já arrecadamos cerca de 300 cobertores. O material está sendo distribuído pela equipe de abordagem social da SAS e encaminhado para o Consultório na Rua da SS. Além disso, iremos contar com novos pontos de coleta ao longo dos próximos dias”, afirmou o secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha.
Outras informações:
Cesporte – 3690-7818
Abordagem Social – 3690-7331
Consultório na Rua – 98833-7948
Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) – 3690-7331
Defesa Civil – 199
Guarda Municipal -153