A empresa está retirando ônibus de várias linhas como 302, 306, 308, 534, 609 e 717 para cumprir os horários da UFJF.
Moradores denunciam a empresa Tusmil por deixar de atender vários horários de bairros para colocar veículos rodando nos horários que voltaram da UFJF. Segundo informação inicial a empresa está retirando ônibus das linhas 302, 306, 308, 534, 609 e 717 durante o dia e colocando os veículos nas linhas da UFJF, fato que foi confirmado pelo sistema de GPS e pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Juiz de Fora.
Fato foi flagrado pela nossa equipe na última quarta-feira através do sistema de GPS, onde o mesmo veiculo constava em duas linhas, veja abaixo:

Segundo a moradora Jussara do bairro Jardim Esperança “Em contato com a tusmil a resposta é que a SMU que determina a retirada dos horários ou a alteração dos mesmos.”
Além das linhas que estão sendo retirados ônibus, várias linhas não estão tendo veículos extras previstos no quadro de horário disponibilizado pela Prefeitura de Juiz de Fora, e que de acordo com o Edital da licitação feita em 2016 a empresa não pode deixar de cumprir horários previstos sem justificativa. De acordo com apuração da reportagem a Tusmil está deixando os extras das linhas 512, 516, 522, 532, 534, 590, 607, 615 e 700 sem rodar praticamente diariamente, deixando inúmeros passageiros no ponto de ônibus aguardando o veículo.
Segundo a SMU, a empresa TUSMIL de Janeiro ao final de Fevereiro de 2022 foi autuada cerca de 299 vezes. E sobre os descumprimentos disse que acompanha e autua, mas que no momento não se pode ser feito muita coisa devido a liminar conseguida na justiça solicitando o cancelamento do processo de caducidade da empresa. A Prefeitura recorreu e aguarda julgamento do recurso.
Abaixo assinado de moradores
Moradores dos bairros Retiro, Jardim Esperança, Caeté, Floresta e Torreões estão organizando um abaixo-assinado com intuito de tirar a empresa Tusmil das linhas que atendem a região dos bairros.
Segundo moradores, praticamente diariamente os ônibus da empresa que atendem a região apresentam defeitos, e muitas vezes a empresa não cumpre os horários previstos disponibilizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Muitos estudantes e trabalhadores estão tendo que gastar a mais com o transporte clandestino ou por aplicativo para não chegarem atrasados em seus compromissos. A situação da região já foi apresentada pelo JF Informa:
Descumprimentos gera grande movimento de veículos clandestinos
Motoristas que fazem transporte clandestino atuam principalmente em áreas onde a Tusmil está deixando falhas na operação, até mesmo por grande necessidade dos passageiros em se deslocarem já que os ônibus quando aparecem já se passou muito tempo de espera.
Segundo uma moradora do bairro Floresta, a empresa vem tirando horários do bairro várias vezes e a única forma dela ir para a escola que fica no centro é ou pelos ônibus intermunicipais que passam na BR-267 ou através de veículos que fazem transporte clandestino.