Pela primeira vez, os moradores da região de Benfica participaram do simulado de emergência para casos de rompimento de barragens. A atividade aconteceu neste último domingo, 10, e foi realizada pela empresa Nexa. Promovendo a cultura de prevenção, a Defesa Civil desenvolveu o trabalho em conjunto com a instituição durante o processo de planejamento e execução.
Seguindo os critérios da lei federal e estadual, a Nexa realiza o simulado desde 2019. A ação integra o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (Paemb), que busca medidas efetivas em situações de emergência e maior segurança para a comunidade que vive no entorno das barragens. A empresa faz a administração da barragem das pedras e da barragem dos peixes, que estão seguras e regularmente supervisionadas.
Nove carros transmitiram o alerta de evacuação imediata, seguindo o itinerário por Benfica, Nova Benfica, Araújo, Marrocos, Miguel Marinho, Ponte Preta e Vila Esperança. Nesses bairros, foram instaladas placas de sinalização que indicam as rotas de fuga que levam até os pontos de encontro seguros da região. Após a chegada nos pontos, os moradores são cadastrados e recebem orientações de profissionais.
O simulado também já foi realizado no bairro Igrejinha. Ambos apresentaram um resultado satisfatório para o trabalho preventivo. A Defesa Civil, após ser integrada à Secretaria de Governo (SG) na atual gestão, intensificou mais ações de prevenção. Além deste órgão, outras secretarias da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), como a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), e a Guarda Municipal da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) atuaram na atividade.
PJF