Simulado de emergência acontece pela primeira vez na região de Benfica

Pela primeira vez, os moradores da região de Benfica participaram do simulado de emergência para casos de rompimento de barragens. A atividade aconteceu neste último domingo, 10, e foi realizada pela empresa Nexa. Promovendo a cultura de prevenção, a Defesa Civil desenvolveu o trabalho em conjunto com a instituição durante o processo de planejamento e execução. 
 

Seguindo os critérios da lei federal e estadual, a Nexa realiza o simulado desde 2019. A ação integra o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (Paemb), que busca medidas efetivas em situações de emergência e maior segurança para a comunidade que vive no entorno das barragens. A empresa faz a administração da barragem das pedras e da barragem dos peixes, que estão seguras e regularmente supervisionadas. 
 

Nove carros transmitiram o alerta de evacuação imediata, seguindo o itinerário por Benfica, Nova Benfica, Araújo, Marrocos, Miguel Marinho, Ponte Preta e Vila Esperança. Nesses bairros, foram instaladas placas de sinalização que indicam as rotas de fuga que levam até os pontos de encontro seguros da região. Após a chegada nos pontos, os moradores são cadastrados e recebem orientações de profissionais.
 

O simulado também já foi realizado no bairro Igrejinha. Ambos apresentaram um resultado satisfatório para o trabalho preventivo. A Defesa Civil, após ser integrada à Secretaria de Governo (SG) na atual gestão, intensificou mais ações de prevenção. Além deste órgão, outras secretarias da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), como a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), e a Guarda Municipal da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) atuaram na atividade. 

PJF