Desde a aprovação deste tipo de teste, que pode ser feito em casa, a Anvisa já autorizou a comercialização de seis marcas no país.
Custando em torno de R$70 a unidade, o autoteste de covid-19 já é uma possibilidade para os moradores da grande BH. Farmácias da capital mineira já oferecem o produto para compra online e, a partir desta segunda (07), ele também estará disponível nas prateleiras de algumas lojas físicas.
Moradora de BH, a arquiteta Carolina Almeida, 27, pretende experimentar a novidade. “Acho que vai ser uma ferramenta interessante caso eu tenha algum sintoma ou contato com uma pessoa contaminada, já que é bem mais simples do que o teste rápido ou PCR”, explica.
O exame feito em casa, porém, não substitui o diagnóstico feito nas farmácias ou laboratórios. Com o resultado não é possível, por exemplo, obter um atestado médico ou o laudo que autoriza a presença em eventos que exigem testagem. A ideia é que esse tipo de ferramenta seja usada de forma complementar.
Para Almeida, a ferramenta poderia ser melhor aproveitada se os preços fossem mais acessíveis. “Pra que eu usasse realmente, toda vez que fosse encontrar a família ou amigos, teria que ser algo no máximo até 30 reais. Mas o ideal, a gente sabe, seria uma coisa ainda mais barata, que pudesse ser usada no dia a dia por toda a população”, diz.
Onde comprar
A reportagem encontrou o autoteste à venda nos sites das drogarias Pacheco, São Paulo, Araújo, Raia e Pague Menos. Segundo a Drogaria Pacheco, o produto também fica disponível nas lojas físicas a partir desta segunda.
Reprodução: O Tempo