Em 13 de fevereiro do ano de 2022, por volta das 09 horas, na altura do km 766 da BR 040 uma equipe PRF em fiscalização de rotina, abordou um veículo marca Toyota modelo Etios. Em fiscalização detalhada, apurou-se possível adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Inquirido, o condutor informou que por volta de agosto de 2021 adquiriu o veículo objeto da ocorrência por meio da troca de outro veículo, completando o valor na quantia de R$ 16.000,00 por meio de pagamento via PIX; disse ainda que utilizou o veículo três vezes até a abordagem da PRF e que não suspeitava de nenhuma irregularidade, já que havia feito consulta do veículo através de aplicativo particular. 

Apurou-se finalmente a alteração de sinais identificadores do veículo Toyota/Etios Sd Xls, tendo sido utilizado para isso de dados de outro veículo de mesma marca e modelo (clone) o qual teve seus sinais utilizados para alterar o veículo abordado. Foi encontrado no interior do veículo, certificado registro e licenciamento de veículo (CRLV) com conteúdo falso. Diante das informações obtidas foi constatada ocorrência de Adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A ocorrência foi encaminhada à delegacia da Polícia Civil de Juiz de Fora. O veículo foi recolhido ao pátio credenciado pelo Detran/MG.